Poliomielite – Mais de 1,2 mil crianças foram vacinadas no Dia D da campanha em Boa Vista

O Dia de Mobilização Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação que ocorreu nesse sábado, 17, foi de movimento intenso nas quatro unidades básicas de saúde do município e nos demais pontos de vacinação. A Prefeitura de Boa Vista contabilizou 1.289 doses aplicadas no dia D da campanha.

A vacina contra a poliomieliteépara crianças com idade entre um ano e menos de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Em Boa Vista, um total de 24.704 crianças precisam ser vacinadas e a meta do Ministério da Saúde é alcançar 95% deste público. Desde o dia 5 de outubro foram aplicadas 1.957 doses da vacina, chegando a uma cobertura de 8,26%.

Para o Dia D foram disponibilizados sete pontos de vacinação para alcançar o maior número de crianças: Nas UBS´sOlenka Macellaro (Caimbé), Mariano de Andrade (Caranã), Délio Tupinambá (Nova Cidade) e Aygara Motta (Cidade Satélite). E nas Escolas municipais Laucides Oliveira (Airton Rocha, Pérola); Palmira de Castro (Araceli) e Proinfância Vila Jardim.

A servidora pública, Patrícia Feitosa, aproveitou o sábado para colocar em dia a vacinação dos filhos. “É muito importante ter esse momento reservado para gente vacinar as crianças. Muitas vezes não temos tempo, mesmo as crianças em isolamento social estamos trabalhando normalmente. Ter essa campanha nos postos aos sábados é ótimo”, disse.

Lembrando que, as duas campanhas nacionais continuam até o dia 30 de outubro em todas as unidades de saúde. O coordenador municipal de imunizações, Romildo Azevedo, reforçou que é obrigatório os pais garantirem a imunização dos filhos contra a poliomielite.

“Hoje é o dia de mobilização nacional. São duas campanhas simultaneamente. Só pra diferenciar, a multivacinação é só atualização da caderneta de vacina para crianças de 0 a 14 anos, que só vão tomar se realmente houver necessidade. Diferentemente da poliomielite, onde na faixa etária de 1 a 4 anos completos é obrigatório a criança tomar uma dose, porque a campanha é indiscriminada”, explicou.

Multivacinação

Não há uma meta específica para campanha de multivacinação. A ideia é oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, além de diminuir a incidência das doenças imunopreviníveis. O grupo alvo é de crianças de 0 a 14 anos completos. São oferecidas todas as vacinas do calendário básico de vacinação 2020 da criança e do adolescente.