Alunos Conectados – Escola de Boa Vista lança 10ª edição de telejornal produzido por estudantes

Neste ano, os estudantes abordaram sobre o Dia da pessoa com Síndrome de Down (21 de Março) e o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril)

Como forma de integrar a criançada no período de isolamento social, a Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro inovou o ensino e desenvolvou o telejornal Alunos Conectados, projeto que já está em sua 10 ª edição, sendo a 1ª de 2021.

A ideia é compartilhar atividades educacionais, datas comemorativas e brincadeiras com toda a comunidade escolar, por meio de um canal no Youtube, já que as aulas estão suspensas desde março do ano passado.

Para este ano, o tema escolhido foi o Dia da pessoa com Síndrome de Down (21 de março) e o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), ocasião em que vai acontecer também o encerramento das atividades, sendo marcada por uma homenagem dos alunos e outras atividades.

Todo o trabalho dos alunos acontece com a participação dos pais e professores, em casa, de forma remota, com interação através dos grupos de WhatsApp, e, como resultado, o material se transforma no telejornal exibido no canal do youtube.

Para a gestora da escola, Edinar Almeida de Castro, o objetivo é contribuir para um ambiente de respeito à diversidade, para que a diferença não seja tratada na ótica da exclusão.

“O projeto abrange as 30 turmas da escola e todos os alunos participam e obtêm conhecimento acerca do tema. Os nossos alunos especiais estão nas turmas regulares, participam de toda a dinâmica da sala de aula. Isso é o diferencial no desenvolvimento intelectual e das habilidades destes alunos”, disse.

Na tarde desta quinta-feira, 25, dois alunos participaram de atividades presenciais na escola, com todas as medidas sanitárias respeitadas. Marcia Cardoso Silva é mãe do aluno autista João Guilherme e acompanhou a produção da atividade. Ela conta que não é fácil o período e pandemia em casa, mas que com as atividades desenvolvidas pela escola, seu filho vive outra realidade.

“O João gosta de participar das atividades, é interessado, esse período delicado tem sido bem menos difícil com a ajuda das professoras e da interação com esse projeto, me sinto feliz e satisfeita de ver o desenvolvimento do meu filho”, frisou.

As atividades do projeto são desenvolvidas com orientação das professoras da Sala de Recursos Multifuncionais, em parceria com professores da sala regular e arte-educadores. Entre as atividades trabalhadas com os alunos, ajudados pelos pais em casa estão:

·                     Desenhos e mensagens em homenagem ao aluno com Síndrome de Down da escola, como parte do lançamento da Semana da pessoa com Sindrome de Down;

·                     Conhecendo os direitos da Pessoa com Síndrome de Down;

·                     Produção de Cartilha com “Direitos” adquiridos pela Pessoa com Síndrome de Down;

·                     Apresentação do vídeo “Meu Amigo Autista” (turma da Mônica) repassado nas turmas nos grupos de wattsapp, como parte do Lançamento da Semana de Conscientização do Autismo, entre outros.