8ª Semana pedagógica marca oficialmente início do Ano Letivo 2021 em Boa Vista

A edição deste ano conta com mais de 60 profissionais de diversas áreas como educação, saúde, cultura, tecnologia, envolvidos nas palestras e apresentações

A segunda-feira, 26, começou com todos os profissionais da rede municipal de ensino ligados na programação da 8ª Semana Pedagógica, que pela primeira vez acontece de forma remota. O evento vai capacitar e preparar os servidores para as aulas de 2021, previstas para se iniciarem no dia 3 de maio.

Até o dia 28, as palestras serão transmitidas ao vivo com uso dos recursos das plataformas Youtube Live, Even3, Google Meet e Zoom. Para a secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Consuêlo Sales, este é um momento rico em conhecimento, que marca oficialmente o início do ano letivo da rede.

“Temos três dias de uma vasta programação, discutindo temas voltados para a educação, temos humor, parte cultural e palestras para os pais, que é a novidade deste ano. Um diálogo para que entendam a importância do papel deles na educação, no desenvolvimento escolar dos seus filhos”, disse.

O tema deste ano é “Saberes para a vida e Saberes para a Escola” e será difundido nas palestras, capacitações, apresentações culturais e de humor, relatos de experiências e nas salas temáticas. O evento é direcionado para os 3.784 profissionais que, hoje atuam diretamente com o ensino, como professores, cuidadores, assistentes de aluno, secretário escolar, gestores, vices e coordenadores pedagógicos.

“A semana é muito importante para a educação do município. Esse ano está diferente. Alguns profissionais estão na escola, outros nas suas residências acompanhando de forma virtual. É muito importante neste período tão difícil na qual estamos vivenciando, mas que o município não deixa de investir no profissional”, disse Elizabeth de Almeida, gestora da Escola Municipal Arco-Iris.

Em casa, a professora Silvânia Moellmann, utilizou o seu espaço de aulas para também acompanhar a Semana Pedagógica. “A gente sempre espera um aprendizado novo, uma motivação neste momento tão atípico, para que possamos entrar com fé e muito ‘gás’ e seguir em frente. É um desafio e temos que nos adaptar para conduzir o nosso trabalho de forma lúdica e ser o apoio das crianças que precisam do professor, essa figura tão importante que somos nós na educação”, disse.

Entre os dias 29 e 30, a programação segue internamente, através das escolas municipais, um período de planejar o retorno das aulas, o acolhimento dos profissionais e dos alunos.

Palestrantes: A edição deste ano conta com mais de 60 profissionais de diversas áreas como educação, saúde, cultura, tecnologia, envolvidos nas palestras e apresentações.

Inscrições continuam abertas durante todo o dia

As inscrições se encerrariam na sexta-feira, 23, porém, devido a grande procura nesta segunda-feira, 26, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura estendeu as inscrições durante todo o dia. Interessados acessar o link: https://www.even3.com.br/8semanapedagogicabv/.

“Mais de mil pessoas solicitaram essa oportunidade que havia perdido e por isso a gente resolveu estender as inscrições”, disse Consuêlo. 

Tantos os profissionais quanto os pais dos alunos ainda podem se inscrever. A palestra “O papel dos pais no desenvolvimento escolar dos filhos”, voltada para a comunidade escolar está marcada para os dias 27 e 28, das 18h30 às 20h.