24 mil ainda não fizeram declaração do IRPF em RR

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) se encerra dia 30 deste mês e não haverá prorrogação. Em Roraima, das 61 mil declarações esperadas pela Receita Federal, apenas 37 mil contribuintes já acertaram as contas com o Leão, o que representa 65% no Estado. Até a tarde de ontem, 22, pouco mais de 24 mil ainda não havia feito o procedimento, o que representa 35% dos que devem declarar.

Entre estes contribuintes que estão deixando para a última hora, está o jornalista João Barros.

“É sempre assim, todos os anos deixo para última hora, mas não deixo de declarar, pois não quero sofrer as penalidades, não cair na malha fina nem pagar multa”, disse, informando que ele mesmo faz sua declaração.

“Nos primeiros anos que tive que declarar, procurei um profissional da área para fazer a declaração, mas depois aprendi a fazer e hoje entro no site da Receita e faço diretamente. O que falta agora é tempo para sentar e fazer”, afirmou. “Mas este ano vou pedir ajuda de uma amiga para declarar pra mim”, ressaltou.

Por outro lado, o contador e servidor público Marcelo Bezerra de Alencar faz parte da estatística dos que já fizeram a declaração.

“Procuro fazer logo a declaração, mas este ano até que atrasei um pouco devido à demora em receber a Cédula C, mas assim que estava de posse de todas as informações, fiz a declaração até para ficar livre dessa obrigação perante a União”, disse.

Para ele, é importante declarar o Imposto de Renda o quanto antes e ficar sabendo se tem imposto a pagar ou a ser restituído.

“Quando se faz a declaração logo no início e tem restituição, é também um dos primeiros a receber”, destacou. “Então, quem ainda não fez que procure fazer o mais rápido possível, pois deixar para última hora pode ter problemas de faltar alguma informação, problema de Internet que é muito lenta ou sistema estar muito carregado e acaba perdendo o prazo e ter que pagar multa”, completou.

O delegado da Receita Federal em Roraima, Omar Rubim, alertou que deve declarar o Imposto de Renda neste ano quem recebeu rendimentos acima de R$ 28.559,70 em 2018.

“Os contribuintes precisam ficar atentos ao prazo, pois podem ter sérios problemas com a Receita Federal, caso não realizem o procedimento em tempo hábil”, disse. “Embora isso esteja acontecendo em todo Brasil e a Receita esteja preparada para receber essa grande quantidade de contribuintes que deixaram para os últimos dias, temos a preocupação com a lentidão e apagões na Internet e, caso falhe na reta final, pode causar transtornos a muita gente.

É importante que o contribuinte pegue todas as informações e declare o mais rápido possível para evitar transtornos”, afirmou.

Rubim lembrou que o contribuinte que já entregou a declaração pode acessar o site da Receita e verificar se houve alguma inconsistência e fazer as correções necessárias.

“Lembrando também que no dia 30 de abril vence o prazo para pagamento em parcela única ou da primeira parcela”, concluiu.

Informações Folha de Boa Vista – Foto: Priscilla Torres