Felicidade e emoção marcam o retorno às aulas presenciais em Boa Vista

São mais de 43 mil alunos estudando em sistema de escalas, remota e presencial, seguindo todos os protocolos sanitários

Após um ano e meio sem a presença dos alunos nas escolas do município, a Prefeitura de Boa Vista deu início nesta segunda-feira, 13, a um novo desafio: a retomada do ensino presencial. Ansiosa para este momento, a aluna Sara Elena, de 9 anos, chegou cedo à Escola Municipal Maria Teresa Maciel, no bairro Jardim Floresta, para este primeiro dia de aula no ambiente escolar.

“Eu estou muito feliz com a volta às aulas. Finalmente vamos fazer nossas atividades com a presença da professora, revendo os coleguinhas e aprendendo ainda mais do que aprendemos em casa. Aqui na escola é melhor porque podemos conversar e tirar as dúvidas com a professora”, disse Sara.

As unidades estão recepcionando as crianças com todos os cuidados necessários. Logo na entrada, tem a medição da temperatura, organização dos alunos em filas até a chegada à sala. As cadeiras e bancos estão com distanciamento social. O uso da máscara é obrigatório a todos os alunos e profissionais. Torres de álcool estão em todos os ambientes.

A hora do recreio, a entrada e saída dos estudantes, bem como a locomoção deles dentro da escola são supervisionadas pelos profissionais, para evitar aglomeração. O Prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, esteve pela manhã acompanhando este primeiro dia de aula em algumas escolas, para ver de perto a alegria da criançada e como as equipes se organizaram para o retorno.

“O dia de hoje era muito aguardado pelo município. Viemos estudando este momento há muito tempo, acompanhando os números da pandemia em Boa Vista. A redução dos novos casos, da taxa de ocupação dos leitos e o avanço da vacinação permitiu que retomássemos as aulas com segurança. Vamos trabalhar com a metade da ocupação das salas para podermos garantir o distanciamento entre as crianças”, disse.

Prefeito Arthur Henrique: “O dia de hoje era muito aguardado pelo município. Viemos estudando este momento há muito tempo, acompanhando os números da pandemia em Boa Vista”

Ao levar os filhos Eros e Enzo à Escola Municipal Maria Teresa Maciel, a dona de casa, Cíntia Cordeiro, elogiou a organização do município e disse se sentir confiante com a retomada presencial. “A expectativa era grande. Já faz um tempo que a escola e a prefeitura vem se preparando para esse retorno. Neste momento a gente ver que está seguro. Meus filhos estavam bastante ansiosos para voltar”, disse.

As unidades organizaram os grupos de alunos em escalas, onde 50% de cada turma será atendido presencialmente a cada semana, enquanto a outra estudará de forma remota. Dessa forma, os alunos aos poucos vão se readaptando à nova rotina. O município atende hoje, em torno de 43 mil alunos nas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.