Transformação de Boa Vista cria rota turística com mercados, praças e teatro.

Única capital acima da Linha do Equador, Boa Vista guarda peculiaridades que a tornam singular. Com ares de cidade do campo, mas em pleno desenvolvimento, história e modernidade caminham juntas nesse pedaço da Amazônia.

As belas paisagens naturais chamam a atenção dos visitantes, no entanto, as características urbanas também proporcionam um interessante roteiro turístico.

Pontos turísticos que valem a visita:

A fama de ter belas praças não é a toa. Os espaços de lazer foram revitalizados e contam com quadras esportivas, academias ao ar livre, bares e restaurantes. Um exemplo é o Complexo Ayrton Senna, com seus 2 km de extensão, abriga a emblemática Praça das Águas.

Às margens do rio Branco, a Orla Taumanan proporciona uma das mais belas vistas da cidade. Acompanhada de um pôr do sol que vale a pena o registro.

No Bosque dos Papagaios, o turista tem uma mostra da fauna e flora da Amazônia.

O tempero da Amazônia pode ser encontrado e degustado em um dos mercados municipais mais tradicionais da cidade, o São Francisco. Reconstruído em 2018, se tornou um ponto turístico e gastronômico de Boa Vista, onde é possível encontrar da culinária popular à regional, com preços acessíveis.

Para os amantes das artes, uma visita ao Teatro Municipal de Boa Vista é essencial. Concluído em 2015, o gigante já recebeu mais de 40 mil pessoas espectadores. É o espaço da dança, música, das exposições e do teatro. Só em 2018 foram apresentados 60 espetáculos de diversos gêneros, destes, 11 produzidos pela Prefeitura de Boa Vista.

Por conta de todas essas atrações, Boa Vista é destino de pessoas de várias partes do país. O city tour é um dos pacotes oferecidos pela agência de turismo do empresário Magno Souza.

O passeio inclui visitas ao mercado municipal São Francisco, ao Complexo Ayrton Senna e à Orla Taumanan, além de outros pontos turísticos. Só no ano passado foram aproximadamente 1.500 passeios pela capital.

“Existem muitos clientes que vêm para a cidade para conhecer mesmo Boa Vista. Todos eles ficam encantados, falam que a cidade é organizada, elaborada, limpa. A sinalização turística implantada recentemente também ajuda muito, pois nos dá um direcionamento para os locais a serem visitados durante o city tour”, disse.

Além de revitalizar pontos turísticos, a prefeitura também implantou sinalização para orientar os visitantes que chegam à capital.

“Boa Vista é uma cidade turística. Recebemos pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo. Revitalizamos vários pontos importantes para nossa história, criamos novas opções para os visitantes e instalamos as placas para orientá-los durante o passeio. Dessa forma, conseguimos criar um roteiro turístico simples, acessível, para que o turista possa ter uma experiência única em nossa cidade”, disse a prefeita.

Informações – G1 Roraima