Casos confirmados de coronavírus sobem para 33 na Venezuela e Maduro decreta quarentena em todo o país

O presidente Nicolás Maduro confirmou hoje 16 novos casos de coronavírus na Venezuela, elevando o número para 33. Por conta do crescente diagnóstico, ele decidiu decretar quarentena social em todo o país. A decisão foi anunciada na noite desta segunda-feira (16).

A partir de 5h desta terça-feira (17), todos os 23 estados venezuelanos e o Distrito Capital terão de ficar isolados, como forma de interromper a transmissão do vírus. Durante pronunciamento, Maduro criticou presidentes que “ainda não entenderam o quão séria é a situação”.

Para garantir o cumprimento da quarentena, as Forças Armadas vão fazer rondas nas ruas. Só podem sair de casa pessoas de serviços essenciais, como saúde, segurança, comunicação e alimentação. Elas precisam estar identificadas e com os itens de proteção. Uso de máscaras é obrigatório no transporte público. Não há previsão para terminar o isolamento.

Do total de infectados, 18 são mulheres e 15 homens. Oito estão em Caracas, 13 em Miranda, 2 em Aragua, 1 em Mérida, 1 em Cojedes e 1 em Apure. Maduro disse ainda que entre os pacientes está uma autoridade da América do Sul, mas não informou a identidade.

“Conclamo aos presidentes para que tomemos medidas drásticas frente à pandemia da doença enquanto ainda há tempo. Temos tido bons resultados com a quarentena social. O povo tem se mostrado consciente. Vamos seguir desta maneira, pois os números são preocupantes”, avaliou Nicolás Maduro.

Ele afirmou que conseguiu êxito em dialogar com a Colômbia, depois de a Organização Mundial de saúde (OMS) intervir entre os dois países. O presidente venezuelano criticou o mandatário da Colômbia, Ivan Dulque, a quem culpou de não querer resolver a situação e não atendia aos chamados da Venezuela.

Nicolás disse ainda que a China enviará uma equipe de saúde para ajudar a Venezuela a combater a doença. Foi na China que surgiram os primeiros casos e lá se concentram grande parte dos diagnósticos positivos.

Segundo Maduro, é preciso ter consciência frente à pandemia de coronavírus, pois se trata de algo grave. Disse ainda que se a cadeia de transmissibilidade não for quebrada, a população será “severamente acometida”.

Informações: Roraima em Tempo – foto: Governo da Venezuela