CORONAVIRUS: Bolsonaro muda o tom, diz que não existe vacina ou remédio e prega pacto com governadores

Em seu pronunciamento nesta terça-feira (31) em cadeia nacional o presidente Jair Bolsonaro iniciou uma mudança de tom, admitindo que “não existe remédio com eficiência cientificamente comprovada”.

E que sua preocupação “sempre foi salvar vidas”, tanto as atingidas pelo novo coronavírus tanto pelo impacto da crise econômica. “O vírus é uma realidade. Ainda não existe vacina contra ele ou remédio com eficiência cientificamente comprovada, apesar da hidroxicloroquina parecer bastante eficaz.”

Ele citou parte da fala de ontem do presidente da Organização Mundial de Saúde, Tedros Ghebreyesus, que pediu que governos levem em conta a população pobre na decretaão de quarentena. Bolsonaro, contudo, não mencionou que Ghebreyesus defendeu a necessidade de dar ajuda a essas pessoas ao reiterar a necessidade de medidas de isolamento social.

“O que será do camelô, do ambulante, do vendedor de churrasquinho, da diarista, do ajudante de pedreiro, e dos outros autônomos com quem venho mantendo contado durante toda minha vida pública?”, disse. “Temos uma missão, salvar vidas sem deixar para trás os empregos”.

O presidente listou as medidas já tomadas pelo governo para reforçar a rede de saúde. No passeio dominical pela Ceilândia, Bolsonaro disse que a “hidroxicloroquina está dando certo em tudo quanto é lugar”. Na semana passada, ele defendeu publicamente o uso do medicamento e chegou a expor caixas de hidroxicloroquina na live de quinta-feira.

No final do pronunciamento, defendeu colaboração entre os poderes e governadores, que criticou nos últimos dias, para enfrentar a crise sanitária e econômica provocada pelo vírus. “Agradeço e reafirmo a importância da colaboração e a necessária união de todos num grande pacto pela preservação da vida e dos empregos: Parlamento, Judiciário, governadores, prefeitos e sociedade”.

Informaçoes: Blog do Perônico – foto: Agência Brasil