Juiz intima Bolsonaro a explicar indicação de Eduardo para embaixada

O juiz substituto da 1ª Vara Federal da Bahia, André Jackson de Holanda Maurício Júnior, intimou nesta quarta-feira (31) o presidente Jair Bolsonaro e seu terceiro filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), a explicarem a nomeação de Eduardo para ser embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

Holanda deu até esta sexta-feira (2)  para que o deputado e o presidente se manifestem.

A decisão do juiz se deu após pedido do deputado federal Jorge Solla (PT-BA), que afirmou que o presidente cometeu o crime de nepotismo. Leia a íntegra.

O petista usou das declarações públicas do presidente e de seu filho para defender que há falta de qualificação para o cargo. “Como pode ser adequado ou até legal a nomeação de seu descente, sendo que este aduz ser adequado para o cargo por ter realizado intercâmbio e fritado hambúrgueres?”.

O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo, confirmou no último dia 26 que o Brasil já enviou para o governo dos Estados Unidos a consulta para a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) como embaixador no país norte americano. Na diplomacia, essa consulta é chamada de agrément.

Informações – Congresso em Foco – Foto – Luis Macedo