Alunos participam de atividade esportiva com campeã mundial de futvôlei

Alunos participam de atividade esportiva com campeã mundial de futvôlei. | Foto:  Igorh Martins

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Edsonina de Barros Villa tiveram uma aula diferente na tarde de sexta-feira (17). Acompanhados da multicampeã de futvôlei, Lana Miranda, as crianças tiveram pela primeira vez contato com a modalidade esportiva.

 
Lana iniciou sua carreira no esporte aos 14 anos, em Brasília, e desde então acumula nove títulos mundiais, sendo vice apenas uma vez. Pela primeira vez em Boa Vista, convidada pela Liga Roraimense de Futvôlei, a atleta fez questão de incluir duas escolas municipais em sua agenda. A primeira a receber sua visita foi a Escola Municipal Hilda Franco de Souza, na última quarta-feira.
 
Lana considera essencial o contato com as crianças. “Todos nós sabemos que elas são o futuro do nosso país e que é através do esporte que formamos bons cidadãos, afastando não só da marginalidade, mas também das drogas. As crianças são sempre muito curiosas e esta é a oportunidade de apresentarmos o esporte e fazer com que elas cresçam com a mentalidade de que é possível você ser o que quiser, desde que tenha foco e determinação”, destacou.
 
De acordo com Lana, o esporte também serve para complementar tudo o que eles vivenciam dentro de sala de aula. “O bom do esporte é que você entende desde cedo a importância do respeito, da disciplina e da concentração. O caráter se forma pelo esporte e é importante aprender desde cedo a ganhar, perder e, principalmente, a respeitar seus adversários”, disse.
 
Laura Emília, 11 anos, conhecia o futvôlei apenas pela TV e se surpreendeu com o esporte. “No início senti vergonha, mas depois vi que era fácil. Com certeza vamos continuar praticando durante as aulas de educação física na escola”, disse.
 
Alcides Lima Neto, Presidente da Liga Roraimense de Futvôlei, realiza um trabalho social sem fins lucrativos e é o responsável pela primeira Escolinha de Roraima. Para ele, a presença de Lana em Boa Vista é de grande importância para despertar o interesse pelo esporte, não só na categoria mista, mas principalmente na feminina. “Lana é uma referência neste meio e parte deste processo. Está apaixonada por Boa Vista e já tem planos de voltar novamente”, ressaltou.
 

Veja também

Top