Dia do Consumidor: Procon Boa Vista orienta população sobre direitos e deveres

Dia do Consumidor: Procon Boa Vista orienta população sobre direitos e deveres. | Foto: Andrezza Mariot

Para celebrar o Dia Internacional do Consumidor, a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor – Procon Boa Vista, promoveu nesta quarta-feira (15), na avenida Jaime Brasil, Centro, uma ação de conscientização para esclarecer e orientar consumidores e lojistas sobre direitos e deveres. No local, foi montada uma tenda onde uma equipe do Procon prestou todas as informações necessárias aos consumidores.

 

Dia do Consumidor: Procon Boa Vista orienta população sobre direitos e deveres. | Foto: Andrezza Mariot

Dia do Consumidor: Procon Boa Vista orienta população sobre direitos e deveres. | Foto: Andrezza Mariot


 
Os técnicos do Procon ainda percorreram as lojas localizadas nas proximidades panfletando e dando informações de como prestar um bom atendimento aos clientes. “Gostei da ação porque além de passar as orientações, ainda esclarece nossas dúvidas, muitas vezes o cliente acredita que independente da situação, ele sempre tem razão. É bom saber que os dois lados têm deveres”, frisou a vendedora Mikaely Branches.
 
O Procon está promovendo diversas ações durante toda semana em alusão ao Dia Internacional do Consumidor. “Foram feitas palestras na rede municipal de ensino para as crianças, para que possamos torná-las futuros consumidores conscientes. Hoje estamos trazendo até a Jaime Brasil uma equipe que está a disposição da população, consumidores e lojistas, para prestar esclarecimentos, sanar dúvidas e registrar reclamações de forma preliminares, que posteriormente serão tratadas no nosso departamento”, explicou o responsável pelo atendimento no Procon Boa Vista, Márcio Amorim.
 
O funcionário público, Evandro de Araújo, foi uma das pessoas que receberam as orientações do órgão durante a ação. Ele destacou a importância da população em estar consciente dos seus direitos e deveres. “Acho válida a ação porque muitas vezes as pessoas não sabem como proceder diante de alguma situação em que se sentem lesadas. Então quando estamos bem informados, sabemos de que forma nos defender”, disse.
 
Ainda nesta quarta-feira, no período da tarde, o Procon também promove uma ação no Garden Shopping, que segue até às 20h, também com orientações aos consumidores. O Procon Boa Vista está localizado na avenida dos Imigrantes, no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto, no bairro Buritis (antigo Terminal do Caimbé).
 
Atendimentos
A procura pelos serviços do órgão tem tido uma demanda crescente. Em 2015 foram registradas 1.648 demandas. Em 2016 foram 1.801 atendimentos. Apenas no primeiro bimestre de 2017, 430 consumidores já recorreram ao Procon Boa Vista para intermediar a solução do seu conflito.
 
Reclamações
No ranking das reclamações recebidas pelo órgão estão: Em primeiro lugar os serviços de Telecom. Em segundo, os serviços bancários e em terceiro, produtos e serviços, como por exemplo, reparos.
 

Veja também

Top