Febre Amarela: Prefeitura diz que não há razão para correria nos postos de saúde

A Prefeitura de Boa Vista informa que está preparada para atender a população com a imunização da febre amarela. Em apenas dois meses (janeiro e fevereiro), foram aplicadas 6.066 doses da vacina nas unidades básicas de saúde. De acordo com o secretário municipal de saúde, Claudio Galvão, não há necessidade de correria aos postos.

 
“Temos um estoque suficiente para atender a população, vamos vacinar o ano inteiro. Aquelas pessoas que já foram vacinadas antes, não precisam correr aos postos para se vacinar novamente. Temos doses suficientes para atender a demanda. Nossa cobertura é mais de 90%, em Boa Vista”, disse o secretário.
 
A vacina contra a febre amarela é feita com um vírus vivo, por isso pode provocar efeitos adversos, explica a coordenadora municipal de imunização Marcia Figueiredo. “Quem já tomou as duas doses da vacina já está imunizado, isso é o que preconiza o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde. Doses excessivas e desnecessárias podem desenvolver uma condição semelhante à febre amarela, o que pode resultar até em morte”, explica.
 
Quem perdeu o cartão de vacina e não tem certeza de que já tomou as doses, vai ter que tomar novamente todas as vacinas do esquema vacinal, dentre elas a de Difteria, Hepatite, Tríplice Viral e Febre Amarela.
 
A vacina é contra-indicada para crianças menores de 6 meses, alérgicos a ovo de galinha e seus derivados e a outros componentes da vacina. Pessoas com HIV, transplantados, pacientes com tratamento de câncer e com imunodeficiência também não devem se vacinar. Gestantes e pessoas acima de 60 anos devem ter cuidado na hora de tomar a vacina, é necessário passar por uma avaliação médica antes da imunização.
 
Foto: Fernando Teixeira

Veja também

Top