Antirrábica: Campanha imuniza mais de 3 mil animais em Boa Vista

A Secretaria Municipal de Saúde realizou durante todo o sábado (8), mais uma etapa da Campanha Municipal de Vacinação contra a Raiva em Boa Vista. Cães, conduzidos por guias e coleiras, e gatos, levados por maiores de 18 anos puderam receber a dose anual da vacina. No total, 3.080 animais foram vacinados, número considerado bom para esta etapa complementar. A mobilização aconteceu em mais de 28 locais, distribuídos em diversos pontos da capital.

 
A campanha iniciou em janeiro e somados aos 17.805 vacinados em etapas anteriores, atualmente o número de animais imunizados é de 20.885. Considerando a meta mínima de 80%, esta etapa atingiu 81%. Para alcançar a meta de 100%, serão realizadas campanhas na área rural e a avaliação dos bairros de menor adesão, visando ampliar a cobertura contra a raiva, uma doença fatal. Atualmente, a cobertura em todo o município é de 65%.
 
A vacina antirrábica deve ser aplicada anualmente em animais a partir do terceiro mês de vida. As demais vacinas, também de extrema importância para a saúde dos animais domésticos, estão liberadas a partir dos 45 dias e devem ter o acompanhamento de um veterinário.
 
A procura pela vacinação no Centro de Saúde do bairro Pricumã foi grande. Nas primeiras horas, mais de 30 animais domésticos foram vacinados. Técnicas destacaram a importância de seguir à risca a data na carteira de vacinação, pois após um ano os animais estão novamente vulneráveis.
 
João Cavalcante, 18 anos, foi o responsável pelo resgate da cadela Atena, hoje com 4 anos de vida. Resgatada ainda filhote, Atena desde então é vacinada anualmente. “Às vezes não esperamos nem completar um ano. Quando vemos que está próximo, conferimos a data da última vacinação e a levamos ao posto. É importante que as pessoas entendam que a saúde dos animais é uma questão de saúde pública. É preciso fazer um acompanhamento e estar atento”, destacou.
 
A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses disponibilizou postos de vacinação nos bairros Alvorada, Asa branca, Bela vista, Caçari, Caimbé, Caranã, Cauamé, Centenário, Cidade Satélite, Conjunto Cidadão, Cruviana, Equatorial, Jóquei Clube, Liberdade, Nova Canaã, Nova Cidade, Pintolândia, Pricumã, Raiar do Sol, Santa Luzia, Santa Tereza, São Bento, Senador Hélio Campos, Silvio Botelho, Silvio Leite, Tancredo Neves e União.
 
A vacina é disponibilizada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses do município, localizada na Avenida Centenário, nº 469, bairro Centenário.
 
Foto: Jackson Souza

Veja também

Top