Crescer: Jovens confeccionam lembrancinhas alusivas à Páscoa

Aproveitando a semana de páscoa, jovens que fazem parte da Oficina de Moda do Projeto Crescer iniciaram há algumas semanas a confecção de lembrancinhas para serem entregues nesta quarta-feira, 12, a todos os participantes do projeto social.

 
As peças são todas aproveitadas de materiais recicláveis e reaproveitáveis, como por exemplo, 150 latas de leites que são doadas pelo programa Família Que Acolhe, além de tecidos oriundos de antigas fardas escolares. Todos esses materiais compõem alguns dos itens que se transformam nas lembrancinhas.
 
O trabalho é feito a nível industrial, com equipes responsáveis por tarefas distintas em dois turnos. Todos os 80 jovens da Oficina de Moda são envolvidos nas confecções, que também ocorrem em outras datas festivas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. A proposta é sempre focar no significado que cada uma dessas datas possui e sua relevância para as famílias e sociedade.
 
“Nós mostramos a eles a importância que essas datas festivas possuem. Ou seja, não é apenas criar uma peça ou lembrancinha. É preciso compreender a essência, o significado, o que isso pode representar para ele, para as pessoas a sua volta. E nós temos tido bons resultados quanto a este aspecto do trabalho”, afirma o gerente da oficina, Davi Mascarenhas.
 
Há dois anos no Crescer, Luísa Conceição da Costa, 20 anos, vem encontrando na arte e na moda não apenas uma ocupação, mas também uma profissão. Desde que aprendeu o ofício, tem investido bastante para desenvolver sua carreira e gerar renda para ela e sua família.
 
“Quando entrei no projeto, eu era muito insegura. Não acreditava em mim. Mas aos poucos fui aprendendo, fui me encontrando no trabalho e hoje estou mais segura de minhas ações. Tenho meu trabalho, onde adquiro meu sustento e assim posso também contribuir com a sociedade”.
 
Encerrando as atividades referentes à Páscoa, o trabalho não vai parar, pois já se inicia a preparação para o mês das mães. “Sempre fazemos a decoração dos nossos pólos, tanto no Pintolândia quanto no Calungá, além de confeccionar lembrancinhas para as mães. Estamos sempre atuantes”, ressalta Davi.
 
O Projeto
O Crescer atua diretamente com adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Por meio do projeto, eles têm noção de convivência e uma série de oficinas gratuitas como marcenaria, serralheria, convivência, modas e criação, educação para o trânsito, artesanato e panificação. O projeto ainda dispõe do galpão cultural que oferece aulas de música, dança e lazer e ainda a Ação Assistencial, que disponibiliza um berçário onde as mamães adolescentes aprendem como cuidar dos filhos.
 
Foto: Eduardo Andrade

Veja também

Top