Influenza: Prefeitura lança Campanha contra gripe em Boa Vista

Influenza: Prefeitura lança Campanha contra gripe em Boa Vista. | Foto: Eduardo Andrade/Semuc

A Prefeitura de Boa Vista lança na próxima segunda-feira (17) a partir das 8h, no Auditório da Universidade Federal de Roraima, a primeira etapa municipal da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A campanha será realizada este ano para todos os grupos até o dia 26 de maio.

 
No dia do lançamento haverá também a capacitação dos profissionais da saúde que atuam nas ações de imunização. O treinamento será no período da manhã no auditório da UFRR e a tarde no auditório da secretaria municipal de saúde. Na oportunidade os trabalhadores da saúde municipal serão imunizados.
 
“A vacina é a medida mais efetiva na prevenção da gripe e este ano vamos imunizar também o grupo de profissionais da educação, que antes não estava contemplado”, destaca o secretário municipal de saúde, Claudio Galvão.
 
A segunda etapa da campanha vai do dia 24 de abril ao dia 26 de maio, quando será realizada a vacinação de todos os grupos prioritários nas unidades básicas de saúde. A programação do Dia “D” ainda está sendo definida, mas ocorrerá no dia 13 de maio. “A ideia é selecionarmos alguns pontos estratégicos na cidade, entre eles o ponto de vacinação nos dois shoppings e outros locais”, explica o superintendente de vigilância em saúde, Emerson Capistrano.
 
São grupos prioritários para a vacinação:
· Crianças de 6 meses a menores de cinco anos;
· Grávidas em qualquer idade gestacional;
· Mulheres em período pós-parto de até 45 dias. Será necessária a certidão de nascimento ou cartão da gestante;
· Trabalhador de Saúde;
· Povos Indígenas;
· Idosos com 60 anos ou mais;
· Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
· População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
· Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Será necessária a prescrição médica no ato da vacinação;
· Professores das escolas públicas e privadas. Será necessária a declaração da direção da escola.
 
Para se vacinar é necessário:
· Cartão de vacina;
· Documento com foto;
 
Para adquirir a prescrição médica:
Procurar o médico que o acompanha e solicitar a prescrição da vacinação com a exposição do motivo da indicação da vacina, levando em consideração a lista de condições crônicas contempladas pelo Ministério da Saúde.

 

Veja também

Top