Creas promove ciclo de palestras sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) deu inicio a um ciclo de palestras sobre abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, nas Casas Mães do município. As primeiras a receber a ação foram a Casa Mãe Tia Lourdes e a Vovó Laranjeira, localizadas no bairro Cidade Satélite. O público alvo são os pais dos alunos, que durante a palestra recebem orientações de prevenção.

 
“O Creas sempre trabalha com serviço de orientação, então sempre promovemos palestras sobre esse tema nas escolas, de forma educativa com uma linguagem fácil, para que as crianças aprendam a se prevenir. Nas casas mães queremos chegar aos pais, porque entendemos que eles precisam estar munidos de informações relacionados à prevenção e façam o papel de protetores das crianças. Como no dia 18 de maio é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, resolvemos fazer esse ciclo de palestras como uma forma de orientação e conscientização”, destacou a assistente social do Creas, Ellem Cristiane.
 
Keyce de Oliveira, de 23 anos, mãe de uma aluna da Casa Mãe Vovó Sinhá Laranjeira, foi uma das mães que participou da palestra e aprovou a iniciativa. “Gostei da iniciativa, porque conscientiza os pais a tomar mais cuidado com as crianças, já que a maioria das vezes os abusadores são conhecidos e estão próximos da família, então é bom ficar sempre atento”, disse
 
Dados
O Creas possui o serviço de enfrentamento à violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes (SEV), destinado ao atendimento de vítimas de violência física, psicológica, negligência, abuso e exploração sexual. De acordo com dados do departamento, em 2017, foram atendidos 33 casos, relacionados a aliciamento e abuso sexual.
 
crianças e adolescentes. | Foto: Jackson Souza

Veja também

Top