Escola municipal cria projeto para disciplinar alunos através do Jiu-Jitsu

Imagine lidar diariamente com a rebeldia, e o mau comportamento de alunos no ambiente escolar? Esta não é uma tarefa fácil para o educador que precisa controlar numa sala de aula, 30 crianças de diferentes personalidades. Foi pensando neste desafio diário, que a professora de Educação Física da Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte, Luciana Carneiro, criou o projeto “Lutando por um futuro melhor”, voltado para disciplinar alunos através do Jiu-jitsu.

 
Hoje, cerca de 10 alunos participam das aulas todas as sextas-feiras, das 10h às 12h da manhã. O projeto foi criado em 2016 e desde então tem melhorado significativamente o comportamento dos alunos, como a disciplina, respeito e a concentração em sala de aula. O aluno Marcos Andrei é um exemplo disso. Há dois meses participando do projeto já foi condecorado com o certificado “Atleta de ouro”, item a ser entregue a todos os alunos que melhorarem seu desempenho dentro do projeto.
 
Para o menino, o certificado é a prova de que ele se superou através do esporte e está disposto a melhorar cada vez mais. “Sinto-me feliz de ter sido reconhecido desta forma. Ter sido bem avaliado pelo meu professor me incentiva a seguir neste esporte que a cada dia venho me identificando e gostando muito”, disse.
 

Escola municipal cria projeto para disciplinar alunos através do Jiu-Jitsu. | Foto: Eduardo Andrade


 
Participam meninos e meninas indicados por sala por conta da indisciplina. Segundo a professora e voluntária do projeto, Luciana Carneiro, a finalidade principal é ajudar os professores. São eles os responsáveis por preencher uma ficha de encaminhamento dos alunos, onde na ficha deve constar um relatório descritivo do comportamento da criança encaminhada.
 
“Acredito que em todas as escolas existam alunos que não conseguem seguir regras, que tenham um relacionamento interpessoal que dificulta a atenção e a aprendizagem deles em sala de aula. Então o projeto auxilia, tanto os professores quanto às crianças a terem um bom desempenho e rendimento em sala de aula”, ressaltou a professora.
 
Para completar, Luciana frisou o quanto o Jiu-jitsu, é um esporte apropriado para trabalhar e melhorar o desenvolvimento escolar. “As artes maciais trazem nelas diversas filosofias de vida, tais como respeito, disciplina, trabalho em equipe e caráter. Em todos os lugares devemos respeitar a hierarquia, na escola trabalhamos para que o respeito seja desde as meninas da limpeza até a gestora e também aos colegas”, frisou.
 
O projeto conta também com a parceria dos atletas da Academia PF Team, do professor Pedrão, localizada no bairro Calungá. A maioria dos alunos da Escola Aquilino é de moradores da área Caetano Filho, Calungá e São Vicente, uma região que para muitos realmente deve ter uma atenção redobrada por causa da vulnerabilidade social do local.
 

Escola municipal cria projeto para disciplinar alunos através do Jiu-Jitsu. | Foto: Eduardo Andrade


 
A gestora da escola, Nilva Patuci, disse está fascinada por este projeto, porque os resultados são visíveis. “O esporte é disciplina, respeito. Pra subir no tatame você precisa pedir licença e isso a criança leva para casa e para a sala de aula. Este é um trabalho voluntário da professora, no dia de folga dela, se dispõe a ajudar essas crianças. Tem pais pedindo vaga para colocar o filho no projeto porque está vendo o resultado”, disse a gestora.
 
De fato, são muitos os benefícios da prática deste tipo de esporte para as crianças. Além da melhoria no desenvolvimento escolar, o esporte contribui para também a cognição, aumentando o aporte de sangue e oxigênio ao cérebro, diminuindo o stress, melhorando o humor e a concentração.
 
Jiu-Jitsu – modalidade de origem japonesa
O jiu jitsu é uma arte marcial japonesa que consiste com movimentos de imobilização, como derrubar o oponente e na autodefesa. Esta arte marcial é indicada principalmente para quem quer aprender golpes para se defender ao mesmo tempo que emagrece e define os músculos. Além disso, a luta é um hobby saudável, forma de relaxamento e alívio do stress.
 

Veja também

Top