Prefeitura entrega Monte das Oliveiras totalmente urbanizado

Em 2016, a Prefeitura de Boa Vista deu início a uma importante obra de urbanização na área de interesse social Monte das Oliveiras, localizada no bairro Aeroporto, Br-174. A obra executada contemplou seis ruas, somando 1,7 quilômetro de asfalto naquela região. E nessa quinta-feira (24), foi o dia da entrega oficial da obra concluída com a presença da prefeita Teresa Surita, autoridades locais e moradores. Os recursos para a obra são do senador Romero Jucá, em parceria com o Governo Federal.

 

Teresa Surita entrega Monte das Oliveiras totalmente urbanizado. | Foto: Eduardo Andrade


 
As contempladas através do convênio com o Ministério das Cidades foram as ruas 3, 4, 5, 6, 7 e 8, que receberam serviços de drenagem, pavimentação, calçadas, sarjetas e meio-fio, além de sinalização horizontal e vertical. Duas ruas da área ficaram de fora desse pacote por estarem no tamanho desproporcional ao que previa o convênio. Em breve, elas receberão os mesmos investimentos com recursos próprios da prefeitura. A prefeitura construirá ainda um abrigo de ônibus climatizado e estenderá as linhas de ônibus para atender aos moradores.
 
“Este trabalho foi feito em quase toda área, que não tinha nenhuma infraestrutura. Foram investidos recursos que o senador Romero Jucá conseguiu com o Governo Federal. Essa área hoje vive outra realidade, passamos o inverno deste ano sem nenhuma queixa de moradores daqui. Quero levar este trabalho a todos os lugares que ainda não chegamos”, garantiu a prefeita Teresa Surita.
 
No local, foram executados 1.165 metros de drenagem, 1.731 metros de asfalto e 1.532 metros de calçadas, sarjetas e meio-fio. Os serviços de infraestrutura melhoraram significativamente a condição de vida dos moradores, que antes conviviam com cenário de lama no período chuvoso e de poeira no verão. Essa era a realidade da moradora Mariana Conrado, 40 anos, que há 10 anos mora na rua 5.
 

Prefeitura entrega Monte das Oliveiras totalmente urbanizado. | Foto: Andrezza Mariot


 
“Melhorou 100% a nossa situação aqui. Sofríamos muito com as ruas sem pavimentação, sem estrutura e a prefeitura trouxe a esperança de volta para a nossa gente. O que ela (Teresa) prometeu realmente ela cumpriu, e isso deveria ser a atitude de todos os governantes que estão aí”, disse Mariana Conrado.
 
Para a aposentada Cacilda Duque, de 70 anos, a prefeitura está fazendo a sua parte, agora os moradores devem cumprir o seu dever de cuidar e proteger tudo que foi feito. “Eu estou feliz de ver a minha rua 6 asfaltada. Era muita poeira, lama e agora o cenário mudou graças a atenção dada pela prefeitura”, ressaltou.
 
A área “Monte das Oliveiras” teve seu processo de ocupação iniciado em 2004, de forma semelhante a outros processos de ocupações urbanas. Foi declarada área de interesse Social através da Lei 1086/2008.
 
O município está em tratativas com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, para receber a área em doação e executar o plano de regularização fundiária, garantindo o título definitivo a todos os moradores. E sendo de Interesse Social, se o repasse ocorrer, a regularização sairá sem custo para o morador com renda inferior a cinco salários mínimos. Hoje, no local residem cerca de 860 habitantes e já possui 240 residências.
 
Ação de integração e cidadania
Durante a cerimônia de entrega da obra, os moradores do Monte das Oliveiras puderam aproveitar os serviços oferecidos na ação. A Secretaria Municipal de Saúde levou serviços de vacina, aferição de pressão, palestra sobre dengue, zika e chikungunya, com exposição das larvas do mosquito através de lupas, entrega de preservativos e saúde bucal com “escovódromo”.
 
A Superintendência Municipal de Trânsito, em parceria com o Projeto Crescer, levou a oficina de Trânsito com a maquete e o teatro de fantoches. O Família que Acolhe estava em atendimento aos moradores, levando também o Cantinho da Amamentação e Fraldário. O Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação levou os protótipos para uma exposição do Curso de Robótica Educacional. Além disso, esteve presente o Procon Municipal com orientação aos consumidores e a Gestão Social com atividades lúdicas com as crianças.
 

Veja também

Top