Dia do Idoso é marcado com programação especial nas unidades básicas de Boa Vista

O Dia Nacional do Idoso está sendo celebrado nas unidades básicas de saúde com diversas ações. Na manhã desta a terça-feira (26), a unidade Silvio Botelho, no bairro dos Estados, realizou uma programação que começou com uma animada aula de zumba. O professor de educação física voluntário colocou a turma se movimentar logo cedo.
 
Vicência Maria de Sousa, 84, é viúva, tem uma filha, cinco netos e nove bisnetos. Ela foi uma das idosas que mais dançou durante a programação. “Que atividade muito boa, aqui a gente esquece as coisas ruins da vida e se diverte mesmo”, disse animada.
 

Dia do Idoso é marcado com programação especial nas unidades básicas. | Foto: Andrezza Mariot


 
Após a aula de zumba o grupo se reuniu para o café da manhã e o sorteio de brindes, em seguida participaram do espaço da beleza, com manicure, maquiagem e design de sobrancelhas. A assistente social do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Elivalda da Silva Fernandes, também conversou com o grupo sobre os tipos de violência contra idosos.
 
“Tem muitos idosos que sofrem violência e muitas vezes não têm noção do que está se passando. Abordamos aqui os tipos de violências mais comuns conforme pesquisa e esclarecemos o que podem fazer e onde procurar ajuda. Hoje 77% das violências envolvem negligência, falta de cuidados com idoso, 51% é psicológica e 38% é a questão financeira. A ideia é orientá-los para que eles saibam onde procurar ajuda”.
 
Na sexta-feira (29), às 8h30, a unidade André Gurjão realiza na Casa Mãe Núcleo Cidadão, uma programação voltada para o grupo de idosos e hiperdia, com palestras, atendimento médico e outras atividades. A Casa Mãe Núcleo Cidadão fica na R. CC-24, s/nº, Laura Moreira – Conj. Cidadão.
 

Veja também

Top