Estudantes criam esmalte capaz de detectar ‘Boa Noite Cinderela’ em bebidas

Estudantes criam esmalte capaz de detectar ‘Boa Noite Cinderela’ em bebidas

Quatro estudantes de graduação da Universidade Estadual da Carolina do Norte, Ankesh Madan, Tyler Confrey-Maloney, Stephen Grey e Tasso Von Windheim, criaram um revolucionário esmalte capaz de detectar substâncias químicas frequentemente utilizadas para facilitar abusos sexuais em festas ou baladas como o Rohypnol, Xanax, GHB (ácido gama-hidroxibutírico), geralmente usadas para deixar as pessoas inconscientes (como é o caso da droga popularmente conhecida como Boa Noite Cinderela) .

O esmalte chamado Undercover Color, muda de cor quando entra em contato com bebidas que levem alguma destas substâncias. Portanto, para saber se existe alguma droga no drink, bastaria que a potencial vítima mergulhasse um dos dedos no copo.

Pensado como uma forma de prevenção a esse tipo de violência contra a mulher o produto faz parte de um projeto de conscientização nas faculdades americanas, nascido como reação a um estudo que indica que uma em cada cinco estudantes são estupradas dentro das faculdades do país.

Outros estudos apontam, porém, que casos de estupros em que ocorrem utilização de substâncias do tipo representam apenas uma pequena fração das agressões sexuais no mundo inteiro, levantando a questão de quão eficaz o esmalte poderá ser e se realmente será um bom caminho para solucionar o problema. Alguns educadores e especialistas em agressão sexual criticaram, ainda, o fato de o produto pressionar mulheres para evitar algo que não deveria ser de sua responsabilidade.

O produto dividiu opiniões nas redes sociais. Será essa a melhor forma de combate a agressão sexual contra as mulheres?

Tags

Veja também

Top