Febre Aftosa: Vacinação atinge 94% do rebanho bovino e bubalino de Roraima

A Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) divulgou nesta terça-feira (23) dados que mostram que 94% do rebanho bovino e bubalino de Roraima foi imunizado na 33ª campanha de vacinação contra febre aftosa, encerrada no dia 15 deste mês.

 
Segundo Vicente Barreto, presidente da Aderr, o percentual representa a imunização de 800 mil animais nos 15 municípios do estado. Ele afirma que o número de animais imunizados pode aumentar, uma vez que ainda serão contabilizados os dados de vacinação em área indígena.
 
A expectativa da Aderr era que 874 mil animais fossem vacinados. Esta é a primeira campanha contra aftosa após Roraima receber o status da doença com vacinação.
 
“A meta atingida nesta campanha foi boa. Sempre trabalhamos com a margem acima de 90%. No entanto, as campanhas passadas foram melhores”, avalia.
 
No entendimento dele, alguns produtores acreditaram que por Roraima receber o status de livre de aftosa, não era mais necessário imunizar o rebanho, o que não é verdade.
 
“O status que Roraima atingiu foi livre de aftosa com vacinação, ou seja, o rebanho ainda precisa e deve ser imunizado”, explica.
 
Ele informou ainda que agora a Aderr trabalha para identificar os produtores que deixaram de vacinar seu rebanho. Eles poderão ser multados por cada animal não imunizado e por propriedade inadimplente.
A segunda etapa de vacinação contra aftosa será no segundo semestre deste ano. Os produtores terão de 1º a 30 de outubro para comprar as vacinas e até 15 de novembro para notificar a vacinação.
 
Fonte: G1 RR | Foto: Fernando Teixeira
 

Veja também

Top