TRE faz recadastramento biométrico de eleitores no Cantá

No período de 22 de agosto a 10 de setembro o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) fará o recadastramento biométrico de eleitores no município do Cantá, região Norte de Roraima. O novo cadastro é obrigatório.

 
Veja o calendário:
Câmara Municipal (sede do Cantá) – 22 de agosto a 10 de setembro, rua Lúcia Eduarda de Queirós, nº 16 – Centro;
 
Vila Central – 29 de agosto a 7 de setembro, escola Antônio Augusto Martins;
 
Vila Progresso – 9 e 10 de setembro, escola Alcides Miguel;
 
Vila Félix Pinto – 29 de agosto a 7 de setembro, escola Profª Genira Brito;
 
Vila São José (Baruana) – 8 a 10 de setembro, escola Barbosa de Alencar.
 
O recadastramento será feito em razão de acordo de cooperação técnica e operacional entre a prefeitura do Cantá e o TRE-RR.
 
Quem não comparecer terá o título cancelado. Conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições gerais de 2018 em Roraima, só poderá votar quem tiver realizado a biometria.
 
Documentação
Para realizar o recadastramento biométrico, o cidadão deve apresentar um documento de identificação oficial com foto (identidade, carteira profissional, carteira de trabalho ou passaporte), um comprovante de residência atualizado e o título de eleitor (se tiver). Nas comunidades indígenas, basta apresentar uma declaração do tuxaua, comprovando o domicílio.
 
Segurança
A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando as impressões digitais com todo o banco de dados disponível.
 
Com isso, fica praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.
 
Um dos objetivos da biometria é atualizar o cadastro eleitoral, por meio da coleta de impressões digitais, registro fotográfico dos eleitores e revisão dos dados cadastrais, informou o TRE-RR.
 
Fonte: G1 | Foto: TRE-RR/Divulgação
 

Tags , ,

Veja também

Top