Julgamento de ação contra Ione Pedroso será no dia 15 de abril

Está agendada para ser julgada no dia 15 de abril a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), de número 11.526, contra a deputada estadual Ione Pedroso da Silva (Solidariedade). A parlamentar é acusada de compra de votos no pleito de 2018.

Ione Pedroso foi eleita com 5.872 votos, ficando como a terceira mais votada entre os 24 deputados eleitos para a atual legislatura. Denúncias feita à Justiça Eleitoral, com farto material comprobatório, no entanto, apontam para a prática de crime eleitoral de forma descarada na campanha da parlamentar.

Depois da fase de oitiva de testemunhas e da coleta de provas, o juiz relator do processo, Alexandre Magno Magalhães Vieira, solicitou, no dia 3 de abril, a inclusão do processo na pauta de julgamento do dia 15 por meio de vídeo conferência. Isso porque as sessões plenárias do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) estão suspensas em decorrência da pandemia de Coronavírus.

Ao todo, foram ouvidas dez testemunhas que sustentaram perante o juiz a ocorrência de prática de compra de votos ou abuso de poder econômico por parte de Ione Pedroso.

Nas diligências feitas para a coleta de provas, foi juntada nos autos a agenda da secretária de Ione Pedroso onde constam todos os registros das operações ilegais para a compra de votos. Conforme o blog conseguiu apurar, os registros da contabilidade criminosa contidos na agenda é o que pode se chamar de “material explosivo”.

Apesar da farta documentação coletada e dos depoimentos que comprometem seriamente seu mandato, Ione Pedroso diz aos quatro ventos que conseguirá se safar da cassação de mandato, pois seu julgamento não dará em nada.

Ione é filiada ao partido Solidariedade (SD), que tem como maior expoente no estado o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier.

Acusada de desvios – No dia 14 de dezembro de 2018, Ione Pedroso foi presa junto com outras nove pessoas na Operação Zaragata, deflagrada pela Polícia Federal, por suspeita de envolvimento em desvio milionário de verbas para transporte escolar.

O esquema da qual é acusada de participar junto com seu marido, José Wallace Barbosa da Silva, teria desviado R$ 50 milhões de recursos públicos destinados ao transporte dos estudantes da rede estadual de ensino.

Outro caso semelhante – Recentemente o deputado Renan Filho (Republicanos) também teve o mandato cassado pelo TRE Roraima por compra de votos e recorre da decisão no cargo. Logo, Ione não pode ter tanta certeza da impunidade.

Informações: Blog do Luiz Valério – foto: Lucas Almeida