Airton Cascavel veste uniforme ao chegar em penitenciária

Indiciamento foi confirmado na noite de domingo pela Polícia Civil de Joinville

O empresário Airton Antonio Soligo, conhecido como Airton Cascavel, de 57 anos, suspeito de estuprar uma jovem de 18 anos, vestiu o uniforme laranja ao chegar na Penitenciária Agrícola Monte Cristo, em Boa Vista, nessa quarta-feira (9). A roupa é usada por todos os internos custodiados unidade.

Preso preventivamente em Boa Vista pela Polícia Civil de Santa Catarina, onde o crime é investigado, Cascavel, deu entrada na penitenciária de Monte Cristo e está em uma cela de isolamento por causa da Covid-19, informou nesta quinta-feira (10) a Secretaria de Justiça de Cidadania (Sejuc), responsável pelo sistema prisional de Roraima.

Ele é suspeito de estuprar uma jovem de 18 anos, em Joinville. O crime ocorreu na casa da mãe do empresário, conforme as investigações da Polícia Civil catarinense. A vítima trabalhava cuidando da mãe do investigado. O inquérito policial ainda está em andamento.

A penitenciária é maior unidade prisional de Roraima e abriga a maioria dos homens presos no estado. Monte Cristo ficou nacionalmente conhecida por ter sido palco do massacre violento de 33 presos e por ser comandada por facções criminosas em 2018.

O mandado de prisão contra Cascavel foi homologado pela Justiça de Roraima em audiência realizada no Fórum Criminal de Boa Vista. Depois disso, o tramitação do caso, até então pública, foi colocada em sigilo.

A defesa já pediu que ele fique em cela especial alegando que ele sofre de hepatite B e tem curso de nível superior em direito. Os advogados pediram à Justiça que ele seja levado para o Comando de Policiamento da Capital, um quartel da Polícia Militar, no Centro de Boa Vista.

Cascavel já é réu em um processo por suspeita de estuprar uma criança da própria família. Ao aceitar a denúncia do Ministério Público, em setembro de 2021, o juiz responsável pelo caso imputou ao empresário as acusações de estupro contra vulnerável, com o aumento da pena em razão do acusado ser parente da vítima. O caso está em segredo de Justiça.

O empresário ganhou projeção nacional após ser ouvido pela CPI da Covid no Senado sobre sua atuação no Ministério da Saúde como assessor do ex-ministro Eduardo Pazuello. Ele também foi apontado como “número 2 informal” na gestão. Após a sua passagem pelo ministério, ele assumiu o cargo de secretário da Saúde de Roraima, mas ficou no posto por pouco mais de dois meses.

Prisão em Boa Vista

O investigado foi preso em Boa Vista quando transitava em seu carro no centro da cidade. Ao ser abordado pelos agentes de Santa Catarina, ele foi informado do mandado e não ofereceu resistência. Depois, foi levado ao Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Polícia Civil de Roraima, onde foram realizados os trâmites do caso.

O inquérito que apura o crime contra a jovem está em andamento na Delegacia de Proteção a Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Joinville (SC) O trabalho é coordenado pelo delegado Pedro Alves.

Informações: G1 Roraima