Crimes na Penitenciária Agrícola diminuem 70% após intervenção federal

Desde novembro do ano passado, a Penitenciária Agrícola está sob intervenção federal
Desde novembro do ano passado, a Penitenciária Agrícola está sob intervenção federal

Desde 26 de novembro passado, a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo encontra-se sob intervenção federal decretada ainda pelo então presidente Michel Temer. Desde então, segundo coordenador da Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), Maycon Rottava, o número de crimes dentro da unidade prisional caiu drasticamente.

O controle eficiente e a organização dentro da penitenciária contribuíram para a diminuição em até 70% dos crimes praticados entre os detentos. Conforme relatório do Serviço de Inteligência das Forças Policiais que atuam no Estado, antes das tropas federais, a média era de nove homicídios por semana.

“Estamos cumprindo com a nossa missão no que diz respeito à segurança na unidade, nulidade das organizações criminosas e demonstrando que é possível aplicar a lei e dar toda a assistência possível aos internos. Temos mais de seis mil atendimentos de saúde, vamos reinaugurar a escola. Estamos trabalhando diariamente para fazer cumprir a lei na unidade prisional”, afirmou Maycon Rottava.

Em novembro passado, o então presidente Michel Temer acatou pedido da Procuradoria Geral da União e assinou um acordo de cooperação com o governo de Roraima, transferindo a gestão administrativa, financeira e orçamentária dos sistemas prisionais e socioeducativo do estado para a União.

A previsão era que a intervenção acontecesse até o dia 31 de dezembro de 2018, porém o presidente Jair Bolsonaro determinou, através do ministro da Justiça Sérgio Moro, a prorrogação da mesma até o dia 5 de abril. A Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) conta com 1.428 internos custodiados na unidade.

Informações: Folha de Boa Vist