PRÊMIO MERITOCRACIA – Professores inovam no ensino e têm suas práticas reconhecidas pela Prefeitura de Boa Vista

Em 9 anos de Prêmio Meritocracia, já foram destinadas mais de 1.500 premiações aos profissionais da rede municipal que buscam a inovação no ensino e se destacam em sua forma de educar

Já pensou fazer o que ama e ainda ser reconhecido por suas práticas? Este é o incentivo da Prefeitura de Boa Vista a todos os professores da rede municipal de ensino. É através do Prêmio Meritocracia que estes profissionais buscam a inovação na sala de aula. Em 9 anos, já foram mais de 1.500 premiações destinadas a quem se dedica a ensinar as crianças de Boa Vista.

Conheça um pouco da história de alguns profissionais que já tiveram o privilégio de representar toda a rede de ensino neste prêmio municipal:

Arte de Educar: Esta frase define bem o professor Paulo Eduardo Santos, um dos 227 professores destaques da edição 2021, que conquistou o 1º lugar na categoria Arte educador. Com mais de 10 anos de docência, o profissional hoje tem uma rotina de dedicação ao ensino da arte no município. Ele já conquistou três vezes o prêmio, nos anos de 2018, 2020 e 2021. Uma valorização que o estimula a melhorar cada dia mais em sala de aula.

“O Prêmio Meritocracia é o reconhecimento de um bom trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo e que nos motiva a inovar. Quem ganha com esse estímulo? O professor recebe o prêmio, mas quem realmente ganha é o aluno, porque teve ações exitosas, práticas e projetos executados para a aprendizagem das crianças”, declarou.

O sonho que virou realidade: Ser professora e ainda concursada do município são duas realizações de vida para a professora Ederlânia Vieira, que ingressou na rede municipal em 2019. Hoje atua com crianças na fase da primeira infância, no Núcleo de Casas Mãe do Nova Cidade. Em 2021, veio mais uma conquista pessoal, o 1º lugar na categoria Creche do prêmio municipal.

“Muito importante para nossa profissão ter esse reconhecimento. Tenho muito orgulho de trabalhar com a primeira infância. Ano passado me destaquei com um projeto de leitura envolvendo as crianças e as famílias, onde trabalhei durante todo o ano. Era um sonho fazer pedagogia, hoje ser concursada da prefeitura também é uma grande conquista”, disse.

Criatividade sem limites: Outra também que vem colecionando títulos no prêmio é a professora Marcela Saramela, 40 anos. Desde 2015, atua como arte-educadora, mas foi sua criatividade em sala de aula que a fez ganhar o prêmio por três anos consecutivos (2019, 2020 e 2021). Ela conta que sua paixão pelo ensino começou na infância, inspirada nas suas professoras que sempre usavam um jeito novo de educar.

“Já desenvolvi diversos projetos para incentivar as crianças a terem um contato maior com a arte, a leitura, a combater o bullyng. Durante a pandemia, criamos o projeto “Jornal Virtual”, com temas voltados à educação e à comunidade escolar. Gosto de está sempre buscando novas formas de ensinar, sempre motivando os alunos a estudar”, disse.

Prêmio Meritocracia – O prêmio, de fato, reconhece e valoriza o esforço dos profissionais da rede. Por meio de relatos de experiências, eles compartilham suas atuações no ano letivo, descrevendo suas principais ações na superação dos desafios educacionais. Em um evento especial, os destaques do ano recebem placas de homenagem e um pin, e uma premiação equivalente à sua remuneração mensal.

Em 2021, estes profissionais ganharam um evento exclusivo. Outra novidade, é que os primeiros colocados da edição passada, totalizando 20 professores, ganharam uma singela homenagem com sua identificação nas salas de aulas do projeto BV Alfaletrar.

TÊM MAIS RECONHECIMENTOS ESTE ANO: A edição 2022 do Prêmio Meritocracia já tem data e hora marcada. Será nesta segunda-feira, 12, a partir das 19h, no D’Rosi Eventos.

___________________

FOTOS (créditos)

Katarine Almeida: https://flic.kr/s/aHsmXkzAHx (Prêmio Meritocracia 2021)

Giovani Oliveira: https://flic.kr/s/aHBqjzDndP (Profª Marcela Saramela)

Wélika Matos: https://flic.kr/s/aHBqjAaHTq (Prof. Paulo e Ederlânia Vieira)