MAIS SEGURANÇA E ECONOMIA – Boa Vista já está quase 80% abastecida com Iluminação LED

Até o momento a Prefeitura de Boa Vista já substitui 44,4 mil lâmpadas antigas pelas de LED

A cidade de Boa Vista está hoje com quase 80% da iluminação em LED, e a meta da Prefeitura é deixar a cidade 100% com essa nova tecnologia, que vem trazendo inúmeros benefícios, tanto para o município como para a população boa-vistense. Este serviço está sendo feito em toda cidade, e a proposta é trazer mais segurança, reduzir custos e atender tanto a zona urbana, como as comunidades indígenas e do campo.

O Parque de Iluminação Pública de Boa Vista conta hoje com 57.685 pontos, destes 44.467 já são em LED, o que corresponde a mais de 77% da cidade. “Estas luminárias oferecem mais eficiência na claridade e durabilidade que uma lâmpada convencional. Hoje temos 35 bairros onde todas as vias já foram contempladas. Em novembro do ano passado, chegamos a instalar esse equipamento nas comunidades indígenas Vista Nova e Vista Alegre e as demais também serão contempladas”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Os moradores do bairro Said Salomão começaram o ano 2023 com iluminação 100% LED. A Prefeitura de Boa Vista já vinha executando o serviço desde o final de dezembro do ano passado, trocando as antigas lâmpadas convencionais (vapor de sódio), pelas de Led com potência de 120whats na Avenida Equador e 50whats em outras 25 ruas do bairro.

Quem ficou feliz com a nova iluminação no Said Salomão, foi a consultora de vendas, Berenice de Araújo, moradora da rua Acari. “Minha família e eu, vamos fazer um ano que moramos nesse bairro e ficamos muito felizes, porque agora nossa rua vai ficar mais iluminada. Assim como eu, outros moradores também falam da gratidão pela Prefeitura por fazer a diferença, com o serviço que vem prestando a toda a população de Boa Vista”, afirmou a moradora.

Outro morador que fez questão de acompanhar o serviço, foi o autônomo Pedro Paulo Lima. “O bairro agora tem outra cara, as ruas e avenida estão bem mais iluminados e isso fez a diferença agora, pois fica mais bonito e seguro para nós moradores do bairro Said Salomão”, frisou.

MAIS SERVIÇOS NO BAIRRO: Três novas unidades básicas de saúde estão sendo construídas em Boa Vista, uma delas é na rua Macau, que atenderá os moradores dos bairros Pedra Pintada, Said Salomão e demais regiões próximas.

Tecnologia Diodo Emissor de Luz (Light-Emiting Diode – LED) – Lâmpadas com este componente eletrônico consomem menos energia que as antigas (vapor de sódio – luz amarela), realizando um comparativo com a luminária antiga de 70 whats (vapor de sódio) consome mais energia elétrica e possui menor claridade, já as de LED com 50 whats, tem a claridade/luminosidade como se fosse uma de 100 whats (vapor de sódio), com um consumo bem menor e uma melhor eficiência na iluminação das vias.

Sua durabilidade pode chegar a 60.000 horas para as de LED e 10.000 horas para as de vapor do sódio, tendo sua durabilidade em até 6 vezes a mais que a convencional.

BAIRROS 100% LED: Alvorada/ Bela Vista/ Buritis/ Calungá / Cidade Satélite/ Dr Sílvio Botelho /Dr Silvio Leite / Equatorial / Jardim das Copaíbas/ Jardim Floresta/ Jardim Tropical/ João de Barro/ Jóquei Clube/ Monte Das Oliveiras/ Olímpico/ Operário/ Pintolandia/ Profº Araceli Souto Maior/ Raiar Do Sol/ Santa Luzia / São Pedro/ Trinta e Um de Março/ União/ Santa Tereza/ Psicultura/ Jardim Primavera/ Nova Canaã/ Caranã/ São Bento/ Nova Cidade/ Pedra Pintada/ Nova Esperança/ Said Salomão/ Pricumã/ Cambara (98%)/ Cauamé (95%) / Asa Branca (94%)/ Caimbé (93%).

____________________

FOTOS (Créditos)

Andrezza Mariot – https://flic.kr/s/aHBqjAmRyb