A Galinha dos Ovos de Ouro e a vaga do TCE-RR

Havia uma galinha que conseguia pôr ovos de ouro. O seu dono, ganancioso, começou a achar que havia uma pilha de ouro na sua barriga e resolveu matá-la.

Foi aí que descobriu que o animal, por dentro, era igual a todos os outros. Assim, ele perdeu o animal que lhe trazia lucros, na ambição de aumentar rapidamente a sua riqueza.

Moral: A cobiça insaciável pode levar-nos a perder tudo o que temos.

Na história da humanidade alguns grandes governantes e guerreiros também foram arrogantes a ponto de ultrapassarem a autonomia de outros poderes e pagaram por essa falta de visão a médio prazo.

Foi assim com Napoleão Bonaparte. O impetuoso general francês se autoproclamou Imperador ao tira a coroa das mãos do Papa e ele mesmo se auto coroar. Foi um gesto de arrogância onde ele disse para todos os presentes: Eu sou maior do que todos vocês e posso humilhar todos com meu poder.

Naquele momento isso era verdade, mas poder é como um pêndulo, ele vem e vai como todo pêndulo. Napoleão Bonaparte morreu em 5 de maio de 1821 em Santa Helena banido, sozinho e envenenado.

Naturalmente o nosso agiota de plantão não é um Napoleão, ele é só mais um usurpador das riquezas do povo de Roraima com futuro nebuloso.

Mas o que isso tem a ver com o TCE-RR?

O Governador Antonio Denarium controla quem vai ter ou não cargos e nomeações na já empobrecida máquina do estado, e isso, dá a ele enorme poder, afinal, deputados possuem um grande grupo de apoiadores que vivem exatamente disso. Aqueles que não tem cargos podem perder força para eleições futuras.

É com base neste poder transitório que o Denarium se baseia para humilhar a ALERR e exigir para sua esposa o cargo de conselheira do TCE-RR. Obs: Claro que podem existir outras oferendas mas isso deixaremos pra futuras investigações.

Acontece que essa humilhação lhe sairá cara no momento certo. O problema já ultrapassou as fronteiras do estado e já virou matéria até no Jornal Estado de São Paulo. Parece pouco né? Mas não é: Pessoas poderosas que conduzem investigações sobre os desmandos no estado sabem que Denarium faz do estado uma extensão da sua casa e o trata como uma pocilga e sempre que surge um fato novo, em vez de cuidarem de outros afazeres são lembrados de que precisam ir atras deste elemento.

Tudo isso tensiona uma corda invisível. Uma corda que já está no pescoço dele e de outros políticos, como por exemplo o senador Mecias de Jesus que tem em seus inquéritos bastante combustível para torrá-lo até, a próxima eleição, um pária na política local. Ou vocês já esqueceram o que o poder da mídia negativa pode fazer a políticos do estado?

Outro bom exemplo foi o Jalser que tanto reinou e se autoproclamou rei que num dado momento se tornou um perigo e acabou cassado.

Essa narcótica do poder que tomou conta do Denarium faz tempo, e isso é norma, políticos no poder se sentem semideuses mesmo. Mas essa mesma capacidade em tomar tudo que deseja para si será sua desgraça em breve.

A nós resta assistir de camarote mais um semideus de araque cair em desgraça e levar toda a sua estirpe nojenta consigo.