Por que o Garimpo legal nunca vingou em Roraima?

Três fatos são inegáveis no estado.

O primeiro: é que o estado é um dos mais ricos em reservas minerais;

O segundo: é que uma parte considerável da população acredita cegamente que ouro das reservas indígenas lhes pertence e,

O terceiro:  é que políticos inescrupulosos se valem disso para explorar os garimpeiros e enriquecerem as suas custas.

Você já se perguntou por qual a razão os governos daqui não lutam pela exploração LEGAL e controlada de minério no estado e o porquê aprovaram leis que garantem a exploração ilegal com cara de legalidade?

É simples, políticos, mas não todos, não ganhariam nada se o garimpo fosse amplamente explorado de forma legal e ordeira, obedecendo regras ambientais e não poluidoras.

Pergunte a qualquer proprietário de terra no estado que tenha conhecimento de que existe a capacidade da lavra de ouro ou outros minerais em suas terras se ele não cumpriria à risca todas as regras, inclusive de reflorestamento e conservação caso lhe fosse permitida a Lavra mineral de forma legal e não poluidora? Todos sabemos que a resposta é sim.

Mineração não é crime, e Roraima de fato possui enorme capacidade de extração de minério.  O que é crime é a criação de leis que estimulam os garimpeiros a explorarem ouro em terras indígenas.

Então onde está a pegadinha? Por que não acontece a exploração de modo legal?

Temos que olhar o que acontece nos bastidores para entender e responder a essa pergunta.

Todos sabem que em fevereiro de 2023 a polícia federal deflagrou operação de busca e apreensão na casa da irmã do Denarium, em investigação sobre lavagem de dinheiro e comercio de ouro.

Essa investigação poderia ser a explicação? Assim como a dona Vanda Garcia irmã do governador, investigada, quantos outros familiares de gente poderosa poderiam estar atuando na lavagem de dinheiro e comercio ilegal de ouro.


Por qual razão um político sabidamente corrupto lutaria pela exploração legal?

Na extração legal o único beneficiado é você e a sociedade.

Por outro lado, a exploração ilegal exige a venda por debaixo dos panos e é aí que os vagabundos ganham e enriquecem às custas do povo trabalhador que para sobreviver se submete a uma vida de cometimentos de crimes, já que não lhes é permitida a mineração legal em terras licenciadas.

Ou vocês acham que os garimpeiros se dão ao trabalho de irromper mato adentro na floresta correndo risco de vida para sustentar a família por que gostam de cometer crimes? É obvio que se a operação fosse legalizada e fora das reservas, até porque a reservas não lhes pertencem, a maioria optaria por exercer a profissão de modo legal.

Vejam bem, não estamos aqui defendendo que crimes sejam cometidos, estamos constatando a triste realidade da vida dos garimpeiros empurrados para a reserva Yanomami por corruptos que sabem que o ouro ali extraído será vendido por atravessadores ligados a eles os que mais se beneficiam da exploração ilegal.

Então fique atento o Governo Denarium não é nem jamais foi a favor do garimpo legal. Ele nada fez para estruturar legalmente essa indústria aqui no estado. O foco dele e seus comparsas está no subterrâneo da mineração.

Irmã do governador de RR é alvo de operação da PF contra lavagem de dinheiro em comércio de ouro
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/02/irma-do-governador-de-rr-e-alvo-de-operacao-da-pf-contra-lavagem-de-dinheiro-em-comercio-de-ouro.shtml#:~:text=Uma%20das%20investigadas%20%C3%A9%20Vanda,contato%20com%20a%20defesa%20dela.