Ministro da Defesa diz que espera saída ‘tranquila e sem problemas’ de garimpeiros da TI Yanomami

Ministro da Defesa diz que espera saída ‘tranquila e sem problemas’ de garimpeiros da TI Yanomami
Ministro da Defesa, José Mucio – Foto: TV Imperial

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (9), em Roraima, o ministro da Defesa José Mucio, afirmou que espera saída “tranquila e sem problemas” dos garimpeiros ilegais da Terra Indígena Yanomami.

“Nós temos tantas vítimas aqui. Nós [comitiva do governo federal] passamos o dia visitando as vítimas desse processo. A gente precisa ter cuidado para não criar mais vítimas. Mas a Justiça vai julgar, a Polícia Federal vai fazer a sua parte”, disse.

Também participaram da entrevista o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida; ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; e a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana.

Delegado da PF, Humberto Freire – Foto: TV Imperial

O delegado da Polícia Federal (PF), Humberto Freire, prometeu a retirada que todos os invasores da terra indígena “conforme determina a Constituição”.

“Nós temos fases programadas, como o ministro Dino já divulgou e serão implementadas com vistas a, dentro de todas essas fases da operação, nós termos a retirada de todos os garimpeiros por completo, com vistas a fazer cessar toda essa atividade criminosa que vem acontecendo”, pontuou.

Uma operação do Governo Federal contra os garimpeiros foi deflagrada nesta terça-feira (7). Até o momento, foram destruídos um helicóptero, um avião, um trator de esteira que serviam de apoio logístico aos invasores.

Fonte: Da Redação