“OSCAR DA EDUCAÇÃO” – Há 10 anos, a Prefeitura de Boa Vista reconhece as práticas inovadoras das escolas através do Prêmio Delacir de Melo Lima

Desde 2013, já foram 57 escolas vencedoras em alguma das edições. Estas receberam prêmios especiais que são revertidos em melhorias estruturais e pedagógicas. Conheça algumas iniciativas de sucesso que surgiram com a aplicação dos recursos.

Os profissionais da Educação Municipal já estão se preparando para o grande evento que anuncia os vencedores do Prêmio Referência em Gestão Escolar Delacir de Melo Lima, edição 2022. O evento, conhecido carinhosamente como “Oscar da Educação”, será na próxima terça-feira, 13. Mas é importante lembrar que já são 10 anos de reconhecimento e valorização aos servidores que lidam, diariamente, com o bem-estar e o ensino das crianças de Boa Vista.

Desde 2013, as escolas destaques recebem um valor especial que deve ser aplicado em melhorias na unidade. Das mais de 100 unidades da rede, 57 já receberam premiações em alguma edição pela classificação nas categorias: Educação Infantil (Creche), Educação Infantil (Creche), Indígena e do Campo, Ensino Fundamental Médio Porte e Ensino Fundamental Grande Porte. Os servidores destas escolas recebem o 14º salário.

São inúmeros investimentos feitos com este recurso, a exemplo da Escola Municipal Palmira de Castro Machado que construiu a Praça da Ciência, a Cunhatã Curumin transformou a unidade em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto e a Waldinete de Carvalho Chaves criou espaços lúdicos que facilitam o processo de aprendizagem na primeira infância, tornando as aulas mais divertidas.

“Tenho muito orgulho de seguir com esta iniciativa que revolucionou a forma de ensinar em Boa Vista. As escolas se empenham mesmo para fazer sempre o melhor para os alunos, buscam ofertar um ensino de qualidade, e todos os anos desenvolvem projetos que realmente fazem a diferença na vida das crianças que estão na sala de aula”, disse o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique.

Praça da Ciência Palmira: Na edição 2021 do prêmio, a Escola Municipal Palmira de Castro Machado conquistou o 1º lugar na categoria Ensino Fundamental. O valor de R$ 30 mil foi investido na construção de uma praça onde os brinquedos são equipamentos de pesquisas e estudos científicos. A praça faz parte do projeto “Mãos No Conhecimento: Pequenas experiências, grandes descobertas”.

“Construímos a praça pensando em oportunizar aulas práticas de ciências aos alunos, começando a teoria na sala de aula. Lá podemos estudar sobre energia solar, energia cibernética, a força, velocidade, tempo, pesos e medidas, planetas. Com o esforço de toda a equipe conquistamos o prêmio na nossa categoria e pudemos idealizar esse projeto por meio desse recurso”, comemorou o gestor Marcos Antônio.

Galeria de arte a céu aberto: Quem visita a Escola Municipal Cunhatã Curumim, no bairro Buritis, logo se depara com verdadeiras obras de arte pintadas nos muros e nas calçadas da unidade. Ao entrar, a surpresa é maior, pois a equipe escolar investiu pesado na modernidade artística que exalta o ensino municipal, a primeira infância e a educação para o trânsito, parte do investimento foi graças ao recurso do prêmio de 2020, onde a escola venceu em 3º lugar na sua categoria.

Em 2021, a ousadia da escola a fez conquistar o 1º lugar e ainda ganhou um prêmio como escola Destaque. “Tivemos a honra e o privilégio de vencer e de executar esse recurso na escola. Fizemos os desenhos artísticos para que as crianças sintam vontade de vir à escola, tenham um ambiente agradável, limpo, organizado e com material de qualidade”, disse a gestora Maria Rosângela dos Prazeres.

Espaços lúdicos onde a criança aprende, brincando: Há cinco anos consecutivos, a Escola Municipal Waldinete de Carvalho Chaves, no Sílvio Botelho, vem ganhando o prêmio na categoria Educação Infantil. Já é conhecida por inovar ao construir a primeira Casa de Garrafa Pet de Boa Vista, em 2020. Este ano, inovou mais uma vez com a construção do Espaço Lúdico Sensorial e da Casinha Multibrinque, que fazem a alegria da criançada.

“O projeto surgiu pensando na primeira infância, em como esses recursos podem contribuir na formação integral da criança. Contamos com a participação da comunidade escolar, dos pais nas doações das plantas medicinais, dos materiais recicláveis. As crianças participaram na pintura dos jogos pedagógicos, da plantação das ervas. Foi um trabalho em conjunto”, disse a gestora Suely Coelho.

ESTE ANO TEM MAIS RECONHECIMENTO

10ª Edição: O momento mais aguardado e especial de anúncio dos vencedores da 10ª edição do Prêmio Referência em Gestão Escolar Delacir de Melo Lima será nesta terça-feira, 13, a partir das 19h, no D’Rosi Eventos.

_

__________________

FOTOS (créditos)

Léo Costa: https://flic.kr/s/aHBqjzvrA7 (Edição 2021)

Wélika Matos: https://flic.kr/s/aHBqjAbZrk (Praça da Ciência saiba mais)

Jonathas Oliveira: https://flic.kr/s/aHBqjA2P1k ( Casa Sensorial Saiba mais)

Andrezza Mariot – https://flic.kr/s/aHsmWYvcoe (Cunhatã Curumim Saiba mais)