Prefeita de Boa Vista denuncia “fake news” nas redes sociais

Nesta segunda-feira, 4, a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, utilizou as redes sociais para repudiar a divulgação de notícias falsas relacionadas à possível matança de animais em Boa Vista. A denúncia falsa, feita pelo jornalista Amilcar Júnior (conhecido por atacar políticos nas redes sociais) afirma que a prefeitura da capital estaria matando animais na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses.

Na intenção de ludibriar a opinião pública, Amilcar escreveu: “A prefeita Teresa Surita mandou matar todos os pirentinhos, cães e gatos, do Centro de Zoonose. Agora, não bastasse a falta da “carrocinha”, a Tequinha manda matar todos os animais domésticos que foram capturados e recolhidos ao Centro”. O jornalista ainda utilizou a fotografia de uma reportagem de Lagoa Grande, em Pernambuco, como se fosse relacionada a Boa Vista. A publicação já tem mais de 21 mil compartilhamentos.

Internautas que acreditaram na publicação chegaram a sugerir que a prefeita Teresa aplicasse nela as injeções de eutanásias. Outros a agrediram com xingamentos e até ameaças. Segundo a prefeita, medidas judiciais já estão sendo tomadas para que outras notícias falsas relacionadas a qualquer pessoa sejam evitadas e punidas.

“As eleições são só ano que vem, mas 2019 já mostrou como será daqui para frente. Nos últimos dias, jornais e perfis ligados a adversários políticos disseminaram uma série de informações incompletas e falsas sobre o trabalho que fazemos na Zoonoses. Algo que tomou uma proporção grande”, escreveu no perfil do facebook.

A prefeita ainda continuou: “Podem me cobrar por apresentar um trabalho de qualidade e saibam que eu cobro compromisso e respeito à lei de quem trabalha na Prefeitura de Boa Vista. Mas, eu peço a vocês que chequem as informações e não acreditem neste sensacionalismo de quem não tem interesse em solucionar as coisas. De mim, vocês podem esperar e ter certeza comprometimento com todo trabalho na nossa cidade, dos humanos aos animais”, garantiu.

Ainda conforme vídeo esclarecendo a situação, a prefeita afirmou que o Município não faz eutanásia com a intenção de controle populacional. “Eu peço ajuda de vocês para denunciar isso. Essas páginas e jornais só tem uma finalidade: tumultuar, enganar e difamar. Já estava no nosso planejamento apresentar para as Ongs, Ministério Público e toda a nossa população um projeto de animais de rua que será feito ainda neste mês, com toda a transparência que colocamos as nossas ações. Peço, que, qualquer dúvida, vocês venham às nossas redes sociais para que eu possa esclarecer”, frisou.

Veja esclarecimentos de Teresa Surita: