8% de redução do ICMS da gasolina só para 2026 – Denarium precisa explicar direito!

O tão esperado valor mais baixo proposto pelo Governo não será de imediato e dificilmente chegará ao contribuinte

Durante solenidade ocorrida na manhã dessa quarta-feira (9), o governador Antônio Denarium anunciou em clima de festa a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a gasolina e o álcool, de 25% para 17%. Porém, o tão esperado valor mais baixo não será de imediato e dificilmente chegará ao contribuinte. Vamos explicar.

O que Denarium deixou nas entrelinhas é que os 8% de redução, de fato serão concretizados, apenas no ano de 2026, daqui a quatro anos. Para este ano, segundo projeto de Denarium, serão apenas 2% e, a partir dos próximos anos 1.5% até chegar ao total anunciado. Ou seja, uma pequena omissão proposital pensando no palanque eleitoral.

E tem mais. Essa redução não vai chegar aos condutores, porque os preços dos combustíveis são reajustados constantemente, seguindo a política da Petrobrás de acordo com o mercado internacional. Até que Denarium sancione o projeto reduzindo apenas 2% neste primeiro ano, a gasolina já vai ter sido reajustada algumas vezes. Ou seja, não vai adiantar de nada, porque, mais uma vez, o marketing falou mais alto do que a própria ação.

Imagina lá em 2026, quando, depois de um longe percurso, os condutores receberem a notícia de que a redução chegou aos suados 8%, quanto que a gasolina já não estará custando! Denarium, não subestime a inteligência das pessoas! Saia desse marketing baixo, que engana as pessoas em busca de popularidade e palanque! Explique as coisas como elas realmente são! 

Tudo isso é claramente mais uma proposta eleitoreira de Denarium, visando enganar o eleitor com promessas mirabolantes, assim como foi em 2018. Todos lembram que o empresário Denarium  tinha um discurso de luta contra a “velha política”. Prometeu um Estado com menos gastos públicos, menos secretarias e cargos comissionados, mais investimentos na saúde, revitalização do Parque Anauá e outras “maravilhas”. Pura ilusão!

Três anos já passaram e tudo o que vemos é um estado mais inchado; as secretarias passaram de 37 para 41; os cargos comissionados aumentaram, inclusive com salários maiores. A saúde está um caos e o Parque Anauá só ganhou uma nova fachada que até já caiu com os vendavais.

 Por isso, eleitor, fique de olho! Se em quatro anos nada de bom aconteceu durante essa gestão, por que achar que algo vai mudar agora?

Lembra da redução do gás de cozinha? Chegou ao seu bolso?