Shopping de Boa Vista promove dia de lazer com crianças venezuelanas

Ao todo, participarão da ação 150 crianças de sete a 11 anos de três abrigos específicos de Boa Vista, onde há um maior número de crianças (Fotos Operação Acolhida)
Ao todo, participarão da ação 150 crianças de sete a 11 anos de três abrigos específicos de Boa Vista, onde há um maior número de crianças (Fotos Operação Acolhida)

O Pátio Roraima Shopping fechou parceria com a Operação Acolhida e vai levar nesta terça-feira (02) 150 crianças imigrantes venezuelanas que hoje vivem em abrigos da capital Boa Vista, para um dia de lazer no empreendimento localizado no bairro Cauamé.

De acordo com estimativa de Eduardo Stein, representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), até o fim de 2019, um milhão a mais de venezuelanos deve sair do país por causa da crise econômica e política. Até o momento, cerca de quatro milhões já abandonaram o país. A travessia ao Brasil é, em muitos casos, feita a pé de Santa Elena de Uairén (VE) a Pacaraima, cidade roraimense na fronteira e a 250 km da capital Boa Vista. Adultos e crianças que saem em uma caminhada exaustiva, que às vezes leva dias, em busca de uma vida melhor.

Em Roraima, a Operação Acolhida segue em pleno exercício, em cujo contexto foi estabelecida a Força-Tarefa Logística Humanitária. A Operação é conjunta, interagências e de natureza humanitária, envolvendo as Forças Armadas e vários órgãos da esfera federal, estadual e municipal, além de agências internacionais e organizações não governamentais. Segundo a mesma, ao todo, são 1.680 crianças entre zero e 12 anos nos nove abrigos de Boa Vista – onde podem ficar crianças.

Para a cel. Carla Beatriz, uma das responsáveis pela Operação no estado, essas crianças precisam também interagir com o ambiente externo. “Decidimos por levar ao dia de lazer no shopping crianças de sete a 11 anos dos três abrigos ‘Rondom’ [nome dos abrigos], onde há um maior número de crianças e, pela proximidade, a logística é mais segura. É muito bom que elas possam, de vez em quando, sair dos abrigos para interagir com o ambiente externo e esquecer os problemas que vivem ou viveram”, explicou.

Ainda de acordo com a cel., as Forças Armadas fornecerão três ônibus com água e suco para o transporte das crianças. Além disso, em torno de 25 pessoas, entre militares, agências e ONGs, estarão presentes no dia da ação para auxiliar no que for necessário. Na terça-feira, as crianças devem sair dos abrigos por volta das 10h.

A iniciativa do Pátio Roraima Shopping surgiu em decorrência das inúmeras situações envolvendo a imigração venezuelana retratada pela mídia local. “Só quem vive aqui no estado, sabe a real situação. A imigração continua lotando os abrigos, ruas da cidade e muitos desses venezuelanos vivem em situação de total vulnerabilidade. O que nos preocupa, principalmente, é que as crianças são as mais prejudicadas e não têm culpa de nada do que está acontecendo”, desabafou Victor Araújo, coordenador de Marketing do empreendimento.

Após reunião dos profissionais do shopping, idealizada pela equipe de Marketing, foi criado o projeto “Pátio do Bem”, que visa proporcionar ações sociais, de cunho filantrópico, a pessoas em situação de carência e/ou vulnerabilidade. A primeira edição deste projeto irá proporcionar um dia de lazer a crianças venezuelanas.

“Pensamos em um dia para proporcionar mais esperança a essas crianças, com muita diversão e lazer; um dia em que elas possam esquecer que abandonaram seu país e hoje vivem em abrigos. Reunimos diversas operações do shopping, que abraçaram a causa, e iremos fazer isso com esforço em conjunto. A intenção é deixar esse projeto vivo e, sempre que necessário e possível, trazê-lo à tona novamente”, enfatizou o coordenador.

Programação

As 150 crianças devem chegar ao Pátio Roraima Shopping por volta das 10h30 de terça-feira, 2. Às 11h, elas terão uma sessão exclusiva de cinema, no Cine Araújo, onde vão assistir a animação “Pets – A Vida Secreta dos Bichos 2”. Após o filme, serão encaminhadas à praça de alimentação do local para o almoço.

Além do cinema e almoço, as crianças também poderão aproveitar operações infantis do Pátio Roraima, onde terão entrada liberada para brincar e se divertir.

Empresas do Pátio Roraima Shopping que abraçaram a causa e farão parte do projeto “Pátio do Bem”: Cine Araújo, Picanha Mania, Burger King, Big x Picanha, 174 Pizzaria, Recanto da Peixada, Black Truck, Patroni, Casa crepe, Magic Games e Mundo Doce.

Informações: Roraima em Foco