Comunidade Serra da Moça – Poço artesiano beneficia mais de 10 famílias indígenas e auxilia na irrigação de lavouras

A Comunidade Indígena Serra da Moça, localizada na área rural de Boa Vista, foi a primeira a receber um poço artesiano. A perfuração e instalação de poços nas zonas rural e indígena de Boa Vista estava prevista no Plano de Governo da prefeita Teresa Surita 2017/2020, junto à criação da Secretaria de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smaai).

O objetivo dos poços em Comunidades Indígenas é fomentar a irrigação para as lavouras, o que melhora ainda mais a qualidade da produção e da vida dos indígenas que ali residem. O projeto é coordenado pela Smaai, com recursos próprios da prefeitura. As obras iniciaram em outubro e o poço ficou pronto para uso após 10 dias.

“O poço vai contribuir muito para o aumento da produtividade agrícola nos meses de escassez de água. Com isso, a prefeitura cumpre com o compromisso de apoiar a agricultura indígena, gerando emprego e reforçando a renda dos agricultores indígenas”, frisou o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto.

Com o poço da Comunidade em pleno funcionamento, mais de dez famílias de agricultores já estão sendo beneficiados. E até quem tinha parado de plantar já está se organizando para retornar ao trabalho, pois agora contam com o poço para auxiliar na irrigação da lavoura.

A Comunidade Serra da Moça já é considerada grande produtora de banana, pimenta, macaxeira e tomate. O 1º tuxaua da Comunidade Alexsandro Carlos das Chagas faz uma avaliação dos primeiros dois meses de utilização do poço.

“A gente avalia como importante para dar o apoio à produção e aos agricultores, chegou no momento certo para ajudar-nos a ampliar nossa produção, inclusive pessoas que não estavam produzindo mais e querem retornar. Nós estamos nos organizando para isso e, com certeza, teremos uma excelente produção com este apoio”, declarou.