CONVERSAS DE CULTURA – Artistas e entidades se reúnem para dialogar com a Prefeitura sobre um novo plano cultural para Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista, desde o dia 1º de março até este sábado, 11, vem promovendo encontros diários com profissionais do setor cultural, artístico, da culinária e diversos outros segmentos para identificar as reais necessidades dos setores e criar um novo plano cultural para Boa Visa.

Os encontros estão acontecendo nas salas do Teatro Municipal de Boa Vista, sempre às 18h ou 10h, gratuitos e livres para todos os públicos. Até esta quarta-feira, 8, cerca de 400 pessoas já participaram.

Segundo o presidente da Fundação de Esporte, Turismo, Educação e Cultura (Fetec), Dyego Monnzaho, a rotatividade dos espaços simboliza a ocupação do teatro pelos artistas. “Tem sido muito valoroso conseguir a partir desse diálogo poder identificar o problema e criar estratégias e resolução que culminarão em uma política pública para o ano de 2023”, disse.

Ainda segundo Dyego, tem sido proveitoso o reconhecimento e a identificação das reais necessidades dos trabalhadores sejam eles artistas, técnicos, produtores, pesquisadores e toda a cadeia econômica da cultura e arte envolvida neste processo.

Durante os encontros, os artistas presentes puderam ser ouvidos pela Fundação e expuseram as problemáticas vividas pelas classes na cidade. Seguindo assim a política participativa da Prefeitura, já tiveram fala os segmentos de Arte urbana, Hip Hop, Artes visuais, Economia criativa, Música, Audiovisual, Políticas afirmativas, Artes Cênicas e Patrimônio.

Este último em especial convocou toda a população para discutir como incentivar e valorizar as culturas indígenas, de povos originários e de matrizes africanas. Assim como, a comunidade LGBTQIAP+ e discutir equidade de Gênero. Os interessados em participar devem comparecer ao Teatro Municipal de Boa Vista, no dia e horário de seu respectivo grupo.

Mais encontros: Nesta quinta-feira, 9, a linguagem a ser atendida será a LITERATURA (Livro e literatura), a partir das 18h. Na sexta, 10, será CULTURA POPULAR com a presença de representantes de quadrilhas, grupos folclóricos, danças, artistas e mestres da oralidade e do universo da cultura popular, pesquisadores e similares.

Encerramento: No sábado, 11, será o encerramento da programação a partir das 10h. Será um encontro com todos os segmentos e categorias para a avaliação geral do andamento de todas as conversas e debates levantados ao longo dos 10 dias.

______________

Fotos: https://flic.kr/s/aHBqjAu548

Crédito: Léo Costa