Escola Municipal de Boa Vista cria ‘Espaço Maker’ para aprimorar qualidade de ensino das crianças

Escola Municipal de Boa Vista cria ‘Espaço Maker’ para aprimorar qualidade de ensino das crianças
Foto: Divulgação/Semuc/PMBV

Alunos da Escola Municipal Palmira de Castro Machado agora contam com o Espaço Maker Profª Maria das Graças, inaugurado na quinta-feira, 15. Nele, os estudantes terão acesso a chromebooks, tablets, material de ciências humanas e naturais, assim como jogos de matemática.

O Espaço Maker é fruto das conquistas da escola. Em 2023, a unidade ficou em 2º lugar na categoria Ensino Fundamental Grande Porte do Prêmio Municipal Referência em Gestão Escolar Professora Delacir de Melo Lima, conhecido como “Óscar da Educação”. Também garantiu o Destaque SAEB/BV. Os prêmios foram investidos nas crianças, estimulando assim a criatividade, empreendedorismo e inovação por meio do novo espaço.

“Fico muito feliz em chegar a um ambiente educacional e enxergar vida. Na Palmira é exatamente assim. Os alunos, gestores, assistentes e cada profissional dão identidade e charme para a escola. Uma boa gestão é aquela que valoriza o aprendizado e conforto das crianças e as escolas da rede municipal tem isso de sobra”, contou a secretária adjunta de Educação e Cultura, Meiry Jane Gomes.

O futuro da educação

O Espaço Maker vai dar a oportunidade de criar e planejar. Com o sistema solar no teto, luz azul que lembra o espaço sideral, bem como outros diversos materiais educacionais, esse é o local perfeito para trabalhar as ideias na mente dos pequenos. Para usá-lo, os professores deverão fazer um agendamento conforme o plano de aula, explicou o gestor Marcos Antônio.

“Esse projeto faz parte da Quarta Revolução Industrial, que insere as tecnologias avançadas na nossa vida, trabalho e nos relacionamentos. A educação é o primeiro passo. É uma honra e muito gratificante poder ajudar a comunidade escolar com essa entrega. Também conseguimos carrinhos interativos móveis para as professoras de Artes para facilitar a locomoção entre as salas. Estou muito feliz”, afirmou.

Quem também está contente é a pequena Ana Célia, de 9 aninhos. Por eleição entre os próprios alunos, ela tornou-se a prefeita do turno vespertino. E com os vereadores (um em cada turma), faz parte do Conselho Estudantil. A “miniprefeita” foi uma das primeiras a conhecer o Espaço Maker para garantir que os seus colegas serão bem tratados durante o uso nas aulas.

“Não estou aguentando de ansiedade para conhecer cada detalhe desse espaço. Vamos aprender mais sobre ciências e coisas tecnológicas de uma forma mais legal e inovadora, então mal posso esperar”, disse Ana, animada.

Homenagem

O espaço leva o nome de uma pessoa que mudou a vida de muitas crianças durante o seu caminho na Terra. Maria das Graças, ou Gracinha, como era carinhosamente chamada pela comunidade escolar, sofreu uma parada cardíaca em agosto de 2023 e não resistiu. A família da professora participou da inauguração e segurar a emoção foi uma tarefa difícil.

“Ter o nome da minha mãe em um espaço que vai revolucionar a educação em Boa Vista é uma honra muito grande. Eu não imaginava, mas vejo que não poderia ser diferente. É a cara dela. O luto é muito difícil e participar desse momento trouxe conforto para o nosso coração. Ela tinha um carinho enorme por essa escola e essas crianças”, relatou a administradora Mirella Tubino, filha de Gracinha.

Fonte: Da Redação