Hiran Gonçalves diz que relação entre indígenas e garimpeiros leva doenças aos índios

Hiran Gonçalves diz que relação entre indígenas e garimpeiros leva doenças aos índios
Deputado Hiran Gonçalves (PP) – Foto: Divulgação

Hiran Gonçalves, senador eleito em Roraima, afirmou que os garimpeiros levam doenças para os indígenas. Ele deu a declaração em entrevista à Jovem Pan nesta quinta-feira (26).

“A relação entre os indígenas e os garimpeiros leva doenças aos índios. Os índios, que tem uma complexão frágil… Os Yanomami são diferentes dos Ingarikó, dos Wapixana, dos Macuxi, os Taurepang, que têm origens diferentes. Eles [os Yanomami] são muito suscetíveis às infecções respiratórias, gripe… ”, afirmou.

Além disso, depois de ter passado todos os mandatos como deputado federal em silêncio, Hiran também disse que agora Governos Federal, Estadual e Municipais devem se unir para resolver a questão da saúde e alimentação dos Yanomami.

O senador afirmou ainda que está em Brasília com o governador Antonio Denarium (PP) para discutir melhorias de vida para a população Yanomami.

Vale lembrar que Hiran Gonçalves não se posicionou contra quando o governador criou uma lei que autorizou o uso de mercúrio em garimpos.

Do mesmo modo, ele também ficou em silêncio quando Denarium sancionou a lei que proibia a destruição dos bens de garimpo apreendidos em terras indígenas.

Por fim, o próprio Hiran falou à Jovem Pan que o problema dos Yanomami é recorrente. Contudo, só agora se manifestou.

Fonte: Da Redação