Ação em Boa Vista envolve alunos da rede municipal em atividades sobre prevenção ao bullying

Ação em Boa Vista envolve alunos da rede municipal em atividades sobre prevenção ao bullying
Roda de conversas na Semana da Justiça Restaurativa – Foto: Fernando Teixeira/Semuc/PMBV

Com foco na implementação de um ambiente ainda mais saudável e pacífico nas escolas, a Prefeitura de Boa Vista e o Tribunal de Justiça promovem a 2ª Semana da Justiça Restaurativa, abordando saúde mental e prevenção ao bullying. Entre as atividades, está o Círculo de Construção de Paz: “Vamos falar de Bullying”, que então ocorrerá em três escolas municipais. Assim, a primeira contemplada foi a Escola Municipal Francisco Cássio de Moraes, nesta terça-feira, 26.

O Círculo de Construção de Paz estimula a empatia, assim como o respeito mútuo entre os alunos. A atividade contou com uma roda de conversas envolvendo cerca de 30 alunos do 5º ano.

“Essa abordagem restaurativa ensina as crianças sobre a responsabilidade e as consequências de seus atos. Trabalhando esses temas desde cedo, conseguimos transformar os conflitos, seja na escola ou na sociedade como um todo, preservando o ambiente escolar e promovendo o bem-estar da comunidade”, afirmou Valeska Carvalho, facilitadora do Círculo de Construção de Paz do Tribunal de Justiça.

O pedagogo Otergilson Carvalho, da Escola Francisco Cássio de Moraes, destacou a importância do tema como relevante à formação social e cidadã dos alunos. “Foi possível perceber como eles compreenderam como agir com cautela e respeito, sem recorrer à violência. O círculo ajudou a entender como lidar com desentendimentos de forma madura. Todos estão voltando para casa com mais aprendizado e empatia”, afirmou.

Conforme a estudante Maria Clara, de 11 anos, a roda de conversa ajudou a entender como o bullying pode afetar o próximo. “Hoje foi bem legal. Compreendi que devemos tomar cuidado com nossas atitudes e que não podemos maltratar nossos colegas. Com certeza, levarei o que aprendi na minha vida, sempre pensando em como minhas palavras ou atos podem afetar os outros”, disse ela.

2ª Semana da Justiça Restaurativa

O evento ocorre entre os dias 25 e 29 de novembro, por meio da Unidade de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Desse modo, a programação inclui palestras, círculos de diálogo e atividades educativas. Voltada para magistrados, servidores, bem como à comunidade em geral, a ação tem como objetivo incentivar a formação de ambientes pacíficos e saudáveis em diversos contextos, desde o ambiente escolar até o setor público.

Programação

Dia 27/11

  • Tarde – Círculo de Construção de Paz
  • Local: Escola Municipal Hilda Franco de Souza
  • Horário: 15h
  • Tema: “Vamos falar de Bullying”

Dia 28/11

  • Tarde – Círculo de Construção de Paz
  • Local: Escola Municipal Laucides Inácio Oliveira
  • Horário: 15h
  • Tema: “Vamos falar de Bullying”

Fonte: Da Redação