Há mais de um mês, esgoto “estourado” causa transtorno a moradores da Rua Carmelo

Com o vazamento, os dejetos ficam nas portas das residências e lojas, além de exalarem mau cheiro no local (foto: Edinaldo Morais)
Com o vazamento, os dejetos ficam nas portas das residências e lojas, além de exalarem mau cheiro no local (foto: Edinaldo Morais)

Um esgoto estourado há quase um mês na rua Carmelo, bairro Sílvio Botelho, zona Oeste de Boa Vista, tem causado transtornos aos moradores da região. Com o vazamento, os dejetos ficam nas portas das residências e lojas, além de exalarem mau cheiro no local.

Próximo a uma academia de musculação, clientes já deixaram de frequentar o espaço por causa do forte odor causado pelo esgoto estourado. De acordo com Carol Nunes, funcionária do local, várias ligações telefônicas foram realizadas para a Companhia de Água e Esgotos de Roraima (Caer), mas o problema persiste.

“Depois de tentar resolver por telefone, a gente precisou ir, pessoalmente, à Caer para arrumarem. Eles esvaziam o esgoto e depois de 15 dias acaba transbordando de novo. Esse problema fica acontecendo direto e a gente já perdeu clientes por causa do mau cheiro”, contou.

Segundo a dona de casa Vera da Silva, as portas e janelas da casa precisam ficar sempre fechadas como forma de tentar amenizar a situação e deixar o ambiente mais agradável. O cheiro desagradável causa incômodo na hora das refeições da família.

“Esse forte cheiro está há quase um mês. Dentro de casa, a situação está horrível, pois tenho três crianças e minha mãe, além de ser idosa tem problemas de saúde. Preciso ficar com a porta fechada direto para tentar amenizar. Na hora das refeições é terrível”, contou.

Com filhos pequenos em casa, o borracheiro Amarildo Silva, que mora nas proximidades do esgoto estourado, afirmou que adultos e crianças têm sofrido com a situação. O problema nunca foi resolvido de fato, pois o esgoto é apenas esvaziado e depois de alguns dias transborda novamente.

“O maior transtorno ocorre na hora das refeições, pois é muito difícil comer com esse cheiro forte. O órgão compete precisa resolver isso o mais rápido possível para parar de afetar a nossa vida dessa forma que vem acontecendo.  Como essa situação é próximo a um semáforo, isso pode causar um acidente”, afirmou.

Outro lado – A Caer informou que não há problemas com a rede de esgoto localizada na Rua Carmelo, no bairro Silvio Botelho. O que ocorreu foi que nessa quinta-feira, 07 de fevereiro, houve a necessidade de fazer o serviço de manutenção preventiva na Estação Elevatória de Esgoto, localizada no bairro, e por isso pode ter ocorrido algum problema pontual de extravasamento.

“A Companhia esclarece que o trabalho de manutenção da EEE deve ser concluído nesta sexta-feira, 08, até às 18h. Tão logo o serviço seja concluído a rede passará a operar plenamente. Além disso, a empresa enviará uma equipe para fazer o serviço de limpeza e  jateamento no bueiro (conhecido popularmente como poço de visita), localizado na Rua Carmelo”, acrescentou.

A Caerr reforçou que disponibiliza canais diretos de comunicação com o cliente para sanar todas as dúvidas da comunidade. São eles o www.caerr.com.br, o aplicativo de celular Caerr Mobile (disponíveis em Android e IOS), e pelo 0800.2809520.

Informações: Roraima em Tempo