Lixo é descartado de forma irregular em diversos pontos da cidade

Diversos pontos da cidade foram identificados onde moradores e empresas de entulho descartam lixo e material incorretamente
Diversos pontos da cidade foram identificados onde moradores e empresas de entulho descartam lixo e material incorretamente

Desde o início da gestão em 2013, a Prefeitura de Boa Vista tem atuado fortemente na questão da limpeza da cidade. Regularizou a coleta de lixo domiciliar, tem retirado lixo, entulhos e galhadas das ruas, que muitas vezes são acomodados de forma irregular e entopem bueiros, comprometendo o sistema de drenagem da cidade.

Mesmo diante de tanto trabalho, que envolve também a conscientização, moradores e empresas particulares insistem em descartar lixo incorretamente em locais proibidos. Essa atitude gera sérios transtornos e problemas de saúde, ao meio ambiente e também mais gastos com limpeza urbana.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Daniel Peixoto, mesmo com as intensas ações de conscientização e trabalho de limpeza em toda a cidade, as pessoas ainda insistem em agir com essas práticas de jogar entulho na frente das casas, nas ruas, o que prejudica a todos, principalmente no período do inverno.

“Não há motivo algum da população descartar lixo nas ruas. O serviço de coleta de lixo funciona em toda a cidade, com dia e horário marcados. Quem flagrar alguém pode entrar em contato com Central 156 para que sejam tomadas as providências cabíveis”, explicou o secretário.

Diversos pontos da cidade foram identificados onde moradores e empresas de entulho descartam lixo e material incorretamente, dentre eles: uma área localizada na divisa dos  bairros São Bento com Centenário, as margens do Igarapé Grande. Outra na divisa dos bairros Centenário/Jóquei Clube e Araceli. No Cidade Satélite próximo ao Rio Cauamé, e uma nas proximidades do Anel Viário, no bairro Laura Moreira.

Dentre os materiais jogados nesses locais foram encontrados restos de animais como gatos e cachorros, de peixe, ossos de boi, carcaça de geladeira, vaso sanitário, fogão, galhadas, restos de materiais de construção, embalagens contendo óleo automotivo, gramado sintético, fraudas, pneus, dentre outros.

O secretário Daniel Peixoto alerta ainda que não basta somente a prefeitura fazer sua parte. Tem que haver conscientização por parte da polução. Caso contrário, Boa Vista chegará ao ponto de ter solo, rios e igarapés comprometidos, uma vez que é necessária a contribuição de todos para se ter uma cidade que respeite o Meio Ambiente.

“A prefeitura vem trabalhando nesse sentido de deixar a cidade bem melhor para que a gente não tenha esse problema de acúmulo de lixo. Dentre as histórias de todos os prefeitos que passaram por Boa Vista, ninguém se preocupa mais com a limpeza da cidade quanto a prefeita Teresa Surita”, garantiu Daniel.