SISTEMA PRISIONAL – Parentes dizem que fardas, remédios e kits de higiene não foram entregues

Familiares de presos denunciaram que o kit contendo itens de higiene pessoal, como pasta e escova de dente, sabonete, desodorante e shampoo, além de dois fardamentos e sandália, ainda não foi entregue aos presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc).

A esposa de um preso identificada como R.S, de 43 anos, relatou à reportagem que vários familiares reclamaram da situação e questiona o porquê de isso ter ocorrido.

“Já faz uns 15 a 20 dias que entregamos esse conjunto na Sejuc, inclusive temos o comprovante que entregamos isso na secretaria, e achamos que já era para eles estarem com isso, até porque faz mais de um ano que fazemos a visita e todos eles (detentos) estão sujos e com a roupa rasgada”, reclamou a denunciante.

A esposa de outro preso, que não quis se identificar com receio de represália, também falou sobre a situação. “Tivemos que fazer com urgência a compra do material de higiene e fardamento, e até agora eles estão sem receber”, acrescentou, explicando que todos os meses os familiares se reúnem com representantes da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) e apresentam demandas.

MEDICAMENTOS – Outra informação trazida pelos familiares dos detentos era de que uma médica estaria responsável por construir uma lista de medicamentos que seriam enviados à Pamc sem a necessidade de conseguir externamente a receita dos remédios. Porém, isso supostamente não teria ocorrido.

“Como a gente vai conseguir uma receita se o detento está lá dentro? Não tem como! Nenhum médico vai fazer isso. O ideal seria ter um médico lá dentro da Pamc, para mandarem a receita para gente e comprarmos aqui fora”, indagou R.S.

Por conta da suposta não entrega desse material, R.S. pede ao titular da Sejuc, André Fernandes, que esse problema seja resolvido e veja a possibilidade de ter um médico dentro da penitenciária para atender aos detentos. “Ficaria mais fácil de comprarmos o remédio”, completou.

A segunda denunciante acrescentou que os familiares de presos anseiam poder ver eles da melhor maneira possível. “Sabemos que eles estão ali pagando os erros cometidos. Não queremos violar nada do que nos foi prometido ou combinado”, finalizou.

OUTRO LADO – Em resposta às denúncias sobre a não entrega dos kits de higiene, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) esclareceu que esses itens são entregues pelos familiares na sede da Sejuc de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, e em seguida são levados para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e destinados aos referidos detentos.

Sobre o fardamento, a pasta afirmou que a roupa será entregue após a ação de saúde que vai ser realizada na Pamc nos próximos dias.

Quanto à relação de medicamentos que entrariam na Penitenciária Agrícola sem a necessidade de receita médica externa, o órgão judiciário informou que a lista já foi elaborada e que a Promotoria de Justiça de Execução Penal aguarda que o processo volte do Judiciário para vista do Promotor de Justiça, que então incluirá o documento em que constam os medicamentos no processo. O MPRR também informa que uma cópia da lista foi repassada para um representante dos familiares.

Informações: Folha de Boa Vista – Foto: Diane Sampaio