Empresário nega envolvimento no pagamento antecipado por respiradores

Após quatro convocações mal sucedidas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, da Assembleia Legislativa de Roraima, o empresário Erick Barbosa finalmente prestou esclarecimentos por teleconferência nesta terça-feira (4). Ele foi citado em depoimentos anteriores por suposto envolvimento em contratos emergenciais firmados pela Sesau (Secretaria Estadual de Saúde).

Um destes processos é o da compra respiradores, o qual apresenta vestígios de irregularidades. Durante oitiva, o presidente da CPI, deputado Coronel Chagas (PRTB), apresentou imagens de uma suposta conversa pelo aplicativo WhatsApp entre o empresário e um servidor da Sesau, na qual o contato que seria o de Erick teria apresentado dados bancários e cobrado pagamento antecipado pelos respiradores.

O empresário negou envolvimento nesta compra. “Eu vou responder o seguinte: eu não tenho vínculo nenhum como sócio dessa empresa. Eu não sou procurador dessa empresa. Eu não sou funcionário dessa empresa. Eu não conheço os donos e as pessoas dessa empresa. A partir desse momento, vou preferir permanecer em silêncio”, disse.

Ainda na reunião, o depoente disse que gerencia a empresa Femax, e negou acusações feitas por testemunhas ouvidas pela comissão, como envolvimento com outras empresas, qualquer ligação com ex-secretário de Saúde Francisco Monteiro ou com pessoas da Casa Civil.

Para Coronel Chagas (PRTB), o depoimento do empresário foi frustrante. “Ele se limitou a responder apenas aqueles questionamentos que diziam a respeito à defesa da empresa dele particularmente, mas dos casos que é acusado, conforme as testemunhas e as provas colocadas nos autos, ele se reservou ao direito de permanecer calado.”

O relator da CPI, Jorge Everton (MDB), explicou que o depoente está respaldado pelo direito constitucional. “Ele nega, mas ao mesmo tempo silencia as principais perguntas que foram juntados documentos, cópias de WhatsApp, contatos telefônicos. Ele nega participação com as empresas, mas também se reserva no direito constitucional de permanecer calado.”

Nesta reunião participaram presencialmente o presidente da CPI, Coronel Chagas, vice-presidente Nilton Sindpol (Patri), Renato Silva (Republicanos), Eder Lourinho (PTC) e o relator Jorge Everton (PMDB). O deputado Evangelista Siqueira (PT) participou por teleconferência. A próxima oitiva está agendada para esta quarta-feira (5), às 9h, com profissionais envolvidos em cirurgias buco-maxilo-faciais, outra área investigada pela CPI devido aos indícios de irregularidades.

Informações: Roraima em Tempo – Foto: Supcom/ALERR