Para estudar no Estado, é preciso madrugar na fila. Na Capital, basta usar o Call Center

A cansativa luta por uma vaga nas escolas estaduais de Roraima, mais próxima de casa, começou. Em várias unidades de ensino do Estado, é possível ver cadeiras acorrentadas nos portões de entrada para garantir a vaga do filho para o ano letivo de 2019. Tudo porque o sistema de matrícula estadual é arcaico, de tempos antigos, remoto e mais do que desigual: é desumano.

Na Escola Estadual Carlo Casadio, localizada no bairro Cinturão Verde, por exemplo, várias banquetas e cadeiras estão acorrentadas há, pelo menos, duas semanas. Os pais, antes da data prevista para início das matrículas, usam dessa artimanha para garantir que o filho estude perto de casa.

Mas antes disso, na madrugada da data que antecede a abertura das solicitações, que será de 14 a 22 de janeiro, muitos pais irão pernoitar, madrugar na frente das escolas. Esse método de matrícula acontece há décadas e nenhum governo que passou por Roraima foi capaz ou teve a sensibilidade de mudar essa realidade.

Para atender a demanda dos pais dos alunos, a Secretaria de Estado da Educação informou que 30 servidores vão reforçar o trabalho da Central de Matrículas. Por ela, o pai ou responsável é encaminhado para a unidade de ensino onde há vaga para matrícula do estudante. O serviço vai funcionar na Escola Estadual Monteiro Lobato, das 8h às 17h. O total de vagas estará à disposição no dia 11 de janeiro de 2019.

Para o Ensino Fundamental, as matrículas poderão ser feitas de 14 a 16 de janeiro. Para o Ensino Médio, nos dias 17 e 18 de janeiro, e para o EJA (Educação de Jovens e Adultos), dias 21 e 22 de janeiro.

Nas escolas militarizadas, a matrícula seguirá o mesmo padrão do ano passado, em que pais fazem as inscrições para o 6ª ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. O sorteio de vagas para essas instituições ocorreu no dia 19 de dezembro e um novo edital está sendo elaborado, constando as vagas remanescentes, para ser feito novo sorteio. Os alunos que estudam nessas unidades seguem com a matrícula automática.

Em 2019, serão mantidas as 18 escolas militarizadas existentes hoje, sem possibilidade de expansão. O Calendário Escolar 2019 vai cumprir 200 dias letivos, com carga horária mínima de 800 horas, conforme previsto na Lei Federal 9394. Atualmente, o Estado tem cerca de 72 mil alunos e 5 mil professores do quadro efetivo. A previsão da Secretaria de Educação para 2019 é que esse número salte para 77 mil estudantes. (P.B)

Em Boa Vista, as matrículas são feitas por telefone desde 2014

As matrículas nas escolas municipais de Boa Vista são feitas, desde 2014, por meio do call center 0800 280 3536. O período de solicitações inicia a partir desta quarta-feira, 2, para todas as escolas de Boa Vista. O sistema é inteligente e matricula as crianças sempre nas escolas mais próximas de casa ou do trabalho, conforme solicitação dos pais. Neste ano, serão ofertadas mais de 5 mil novas vagas para as escolas da capital.