Diante da oportunidade de conquistar uma vaga na Prefeitura de Boa Vista, 21.699 candidatos compareceram aos locais de prova neste domingo, 26, para disputarem uma das vagas do concurso público destinado para as áreas de saúde, educação, administração e Controladoria Geral. De acordo com o Instituto Selecon, banca organizadora do certame, o índice de faltosos ficou em 12,1%.
O certame teve início às 8h, horário local, com a aplicação das provas de nível superior, a qual teve três horas de duração. Já no período da tarde as provas para os cargos de nível médio e médio técnico, foram aplicadas às 15h.
O secretário municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Paulo Bragato, destacou que a prova foi realizada com tranquilidade nos 23 lugares onde foi aplicada. “O concurso foi um sucesso, transcorreu na maior normalidade com a presença massiva dos candidatos, tivemos um número expressivo, comparado com a média nacional, isso mostra a importância do concurso e o interesse dos candidatos na participação”, frisou.
Ele ressaltou ainda sobre o interesse da prefeita Teresa Surita em chamar os aprovados dentro do previsto no calendário. “Logo que saí o resultado do concurso os aprovados são convocados para preencher as vagas que o município necessita, principalmente na área da educação, e precisamos atender essa demanda e dar melhor atendimento a população”, comentou.
A candidata para o cargo de assistente social, Marcilia Lira, estava confiante. Ela destacou que ser concursada é a realização de um sonho. “A expectativa é grande para passar em um concurso. Estudei para conseguir almejar esse grande sonho e trabalhar na prefeitura, pois sei a importância do profissional de assistente social dentro das secretarias do município”, disse.
O certame prevê 466 vagas e as remunerações iniciais variam entre R$ 1.297,17 e R$ 5.404,88. Os cargos mais concorridos são o de assistente de aluno que ofertou 24 vagas e tem uma média de 529 inscritos por vaga, seguido pelo cargo de cirurgião-dentista, com uma concorrência de 161 pessoas. O terceiro cargo mais concorrido foi o de assistente social, com 108 concorrentes para 1 vaga.
O candidato, Alessandro Brito, veio de Iranduba, no Amazonas, concorrer uma das vagas para técnico em enfermagem. “Estava esperando há bastante tempo por esse certame e vim de outra cidade para fazer, pois quero me estabilizar em Boa Vista e ser servidor da prefeitura. Agora é esperar para ver o resultado” destacou.
A previsão é que o gabarito da prova objetiva esteja disponível a partir das 19h, deste domingo, no site do Instituto Selecon.