A partir desta segunda-feira (27), 44.701 alunos voltam às salas de aula nas escolas da rede municipal de ensino. Esse número representa um aumento de quase 8% em comparação com a quantidade de estudantes que encerrou o ano letivo de 2019. O número de alunos ainda deve aumentar no decorrer da próxima semana, com a efetivação de novas matrículas. O calendário prevê encerramento das atividades para o dia 18 de dezembro de 2020.
O aumento de vagas foi possível devido às últimas entregas de novas escolas pela prefeitura, totalizando 15 novas unidades em Boa Vista desde 2017, cumprindo com mais um item do plano de governo. Desde 2013, já foram entregues 65 novas escolas, sendo 35 construídas do zero e 30 reconstruídas/reformadas. Para 2020, foram 8.959 pedidos de novas matrículas e 4.808 transferências via Call Center.
“A prefeitura se planejou. Mesmo com todo impacto da imigração, ampliamos o número de turmas. Do ano passado para cá, entregamos novas escolas, ampliamos outras e os investimentos continuam. Tem mais escolas para serem inauguradas este ano e não vai faltar vagas para ninguém” garantiu o vice-prefeito e secretário de Educação Arthur Henrique.
Amália Batista Branco, tia da aluna Amanda Flores, 9 anos, matriculou a sobrinha na Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte. Ela disse que o processo foi tranquilo. “Eu fui muito bem atendida, fizeram o meu cadastro e ficaram de me retornar em três dias para efetuar a matrícula. Me retornaram antes, em dois. Eu estou muito satisfeita com o atendimento do Call Center” disse.
Os pais que não matricularam os filhos durante o funcionamento do Call Center podem procurar uma das escolas do município a partir do dia 27, quando se iniciam as aulas.
Escolas a serem entregues este ano devem gerar cerca de 1.500 vagas
A prefeitura ainda entregará cinco novas escolas em 2020. Elas estão nos bairros Cidade Satélite (rua das Galáxias), no Nova Cidade (rua Porto Velho), Jóquei Clube (rua Bressia), Senador Hélio Campos (avenida Major Elcedon Pinto) e na Comunidade Indígena Darôra.
Estima-se que com as entregas das novas escolas, sejam geradas mais de 1.500 novas vagas na rede municipal de ensino. As unidades urbanas foram construídas no padrão Proinfância, com capacidade para atender 360 alunos, cada, do maternal à pré-escola.
Já o prédio construído na Comunidade Indígena Darôra substitui a antiga estrutura da Escola Vovó Tereza da Silva, atendendo aos anseios dos estudantes da região, que encontrarão uma escola mais ampla e moderna.
A dona de casa, Ana Paula Marques, de 23 anos, está feliz por ter uma escola perto de casa, no Nova Cidade, local que futuramente será ambiente de ensino de seu filho caçula.
“Será tão bom ter uma escola aqui perto, porque nessa região só tem duas. E ter uma creche é melhor ainda. Aqui tem muita criança pequena e vejo que muitas mães vão de bicicleta deixar as crianças no Bela Vista, Operário. Eu sempre falei que a prefeita está fazendo um ótimo trabalho. Tem escola boa, tem hospital bom, posto de saúde está ótimo e ela está colocando em prioridade a educação”, declarou.
Atrativos dentro de sala de aula garantem maior frequência de crianças nas escolas
Os estudantes vão encontrar unidades de ensino novas, com equipamentos modernos, ensino de qualidade, merenda, conforto e segurança.
Currículo Escolar – As escolas utilizam diretrizes alinhadas à Base Nacional Comum Curricular e com abordagens para a Primeira Infância. O processo de ensino insere o lúdico nas práticas pedagógicas das creches e pré-escolas de Boa Vista.
Merenda de qualidade – A merenda escolar é preparada com base no valor nutricional, levando em consideração a preferência dos alunos. Todos os alimentos utilizados são ricos em nutrientes e elaborados conforme recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Transporte escolar novo – A Secretaria Municipal de Educação recebeu 21 ônibus novos para atender aos alunos das escolas da área indígena e rural de Boa Vista. Com essa entrega, o transporte escolar do município passa a contar com 46 veículos para atender a 1.818 alunos de cinco escolas rurais e 12 indígenas.
Robótica nas escolas – Boa Vista é pioneira no Brasil com a implantação da Robótica Educacional em 100% das turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, inclusive as localizadas nas áreas rural e indígena. Os alunos aprendem desde a montagem de peças de Lego até programação e funcionamento dos robôs. A robótica é um método de ensino inovador, que estimula a criatividade e o raciocínio.
Mesas pedagógicas – O equipamento veio para reforçar o processo de alfabetização e trabalhar o raciocínio lógico-matemático dos alunos, usando o lúdico e a tecnologia como aliados.
Playgrounds – 52 escolas contam com parquinhos novos, brinquedos adaptados para a faixa etária dos alunos e com pisos emborrachados. Além da diversão, os brinquedos proporcionam inúmeros benefícios às crianças com o desenvolvimento da coordenação motora, autoconfiança, vínculos sociais e emocionais, a criatividade e promovem a interação.