Teresa entrega motocicletas de altas cilindradas à Guarda Municipal

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, entregou nesta quinta-feira, 5, novas viaturas para a Guarda Civil Municipal (GCM). Os veículos vão reforçar as ações da instituição mais bem preparada e equipada da região Norte, garantindo assim, a segurança da população de Boa Vista. A cerimônia aconteceu no Palácio 9 de Julho.

Foram entregues 10 motocicletas de 750 cilindradas da marca BMW, que ganhou a licitação acompanhada pelo Ministério da Justiça e Segurança e forneceu os equipamentos. Foram investidos R$ 58.900 em cada motocicleta.

Com a entrega, a Guarda terá um total de 28 motocicletas preparadas para atender as demandas na capital. A aquisição das motocicletas é fruto da parceria da gestão municipal e com o ex-senador Romero Jucá que viabilizou os recursos.

A prefeita Teresa Surita destacou que a segurança pública sempre foi prioridade em sua gestão, por isso, desde 2013, não tem medido esforços para investir em equipamentos, qualificação e estrutura para a GCM.

“Estamos reforçando os equipamentos da Guarda para que esses profissionais tenham condições de prestar um serviço cada vez melhor para sociedade, com rapidez e segurança. Hoje, a Guarda é muito respeitada e faz um papel importante na segurança da nossa cidade, isso é gratificante”, destacou a prefeita Teresa Surita.

O secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros, ressaltou que os veículos foram adquiridos conforme a necessidade de Boa Vista e os profissionais foram capacitados para conduzir as motocicletas.

“Considerando a capacidade de mobilidade das motos, não temos dúvida que a atividade da Guarda no dia a dia vai melhorar. Os profissionais estão qualificados e treinados para utilizar os veículos, a partir de agora vamos atender a população com maior proveito possível, dentro das obrigações do município”, ressaltou.

Os veículos serão utilizados pelo Grupo de Ações Motorizadas da GCM, que é responsável pelo patrulhamento de toda a cidade.

Investimentos na segurança – Ao longo de sete anos, a prefeita Teresa Surita deu prioridade aos investimentos aplicados na segurança pública da capital. Em 2019, a prefeitura entregou: 2 viaturas (Spacefox), 4 Jet Skis, 4 repetidoras de estação de rádio, 50 rádios portáteis, 1 guincho, e a sonhada sede da SMST.

No final de 2018 a gestão municipal também entregou um lote de equipamentos à guarda, incluindo: 14 carros, 5 quadriciclos,16 mil munições, 25 capacetes, 25 Equipamentos de Proteção Individual.

Outra grande necessidade atendida foi a aquisição de armamento, cerca de 275 homens já estão habilitados para o uso e manuseio de arma de fogo. Além disso, desde 2013, o quadro efetivo da GCM dobrou, graças ao concurso de 2015 atualmente, trabalham 384 homens e mulheres na Guarda. E a prefeitura está com o concurso em andamento para o preenchimento de 50 vagas.

A GCM é composta pelo: Grupo Tático Municipal (Gtam), Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ciclopatrulha, Defesa Civil, Grupo de Proteção Ambiental (GPA), Grupo Municipal de Trânsito (GMTRAN) e a Patrulha Maria da Penha.