O Ministério Público (MPRR) emitiu recomendação ao governo para realizar adequações no Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazaré, única maternidade de Roraima, nesta quarta-feira (4). A Secretaria de Saúde (Sesau) deve responder a recomendação em até cinco dias úteis.
Todos os equipamentos com defeito devem ser substituídos ou consertados imediatamente, conforme a recomendação. Também deve ser regularizada a oferta de insumos e medicamentos.
Em nota, a Sesau informou que tomará as medidas necessárias para atender a recomendação. Disse ainda que já iniciou o processo de aquisição de medicamentos, insumos e equipamentos para garantir a prestação dos serviços.
A maternidade atende mulheres de todas as regiões do estado, incluindo as áreas indígenas, além das que cruzam as fronteiras que Roraima faz com o a Guiana e a Venezuela, aponta o Ministério Público.
“Foram constatados problemas no funcionamento atual do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré, ligados à insuficiência de leitos, à deficiência de serviços, à redução do quadro de profissionais, à ausência de equipamentos, bem como de medicamentos e insumos”, argumenta o MPRR.
Foi pedido também que a escala de trabalho dos profissionais que atuam na unidade seja readequada. Para isso devem ser remanejados servidores efetivos ou devem ser contratados médicos especialistas.
O MPRR pede ainda que os leitos passem por ampliação. Um documento solicitando reforma de urgência deve ser emitido à Secretária de Infraestrutura. O estado afirmou que dispõe de emendas parlamentares que garantem ampliação de 120 leitos.
Um cronograma deve ser criado e apresentado ao MPRR. O estado precisa apresentar em quanto tempo deve cumprir cada uma das recomendações e apontar responsáveis que responderam pelas mudanças.
Informações: G1 Roraima – Foto: Divulgação