A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a influenza (gripe) continua ocorrendo nas unidades básicas de saúde do município até o dia 15. Mesmo com a situação do desabastecimento das doses, o grupo de idosos já alcançou a meta da cobertura vacinal que é de 90%.
Até o momento a cobertura vacinal dos idosos está em 90,09%, com 13.860 doses aplicadas. Para alcançar a meta deste grupo, equipes da Secretaria Municipal de Saúde fizeram a vacinação em casa de idosos. O outro grupo que está sendo imunizado nesta primeira etapa é dos trabalhadores da saúde, que está com 51% de cobertura vacinal e 5.232 doses aplicadas.
“Consideramos o resultado muito positivo, pois tivemos uma adesão muito grande nesta primeira fase, tanto por parte dos idosos como dos trabalhadores da saúde, mesmo com o desabastecimento da vacina. Lembramos que a segunda fase começa no dia 16 e vai atender outros grupos prioritários”, explica o coordenador municipal de imunização, Romildo Azevedo.
Próximo grupo começa a receber a vacina a partir do dia 16 de abril
O Ministério da Saúde incluiu caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos e trabalhadores portuários na segunda fase da campanha.
Essas três categorias se juntam ao grupo prioritário que contempla doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, adolescentes de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade.
Com essa mudança, os professores passam para a terceira etapa da campanha.