LIVE HISTÓRICA – Teresa relembra Boa Vista de anos atrás e fala do futuro em Roraima

Em uma live especial em celebração aos 130 anos de Boa Vista, a prefeita Teresa Surita fez uma “viagem no tempo” com os internautas, onde destacou o quanto a cidade se transformou ao longo dos anos, principalmente a partir de 2013, quando iniciou seu quarto mandato à frente do município. Além disso, ela apresentou projetos futuros que devem consolidar Boa Vista como a melhor capital em qualidade de vida do país.

Entre os pontos apresentados pela prefeita do panorama encontrado há oito anos na cidade, está a infraestrutura que por muito tempo esteve precária. Ruas sem asfalto, praças abandonadas e destruídas, apenas sete postos de saúde, falta de iluminação e uma série de outras mazelas.

As dívidas herdadas pela administração anterior somavam mais de R$ 150 milhões. No entanto, Teresa destacou que, com trabalho, planejamento e um alto controle de gastos, a realidade da cidade foi mudando completamente. E hoje, no alto dos seus 130, a capital vive um novo momento, mesmo em meio a dificuldades encontradas, como a pandemia.

“Boa Vista era uma cidades sem cor, com lixos nas ruas. As nossas praças não tinha equipamentos, iluminação. A Praça das Águas, por exemplo, não tinha água. O complexo Ayrton Senna não era como hoje. Era uma cidade, realmente, que dava uma sensação de abandono”, disse a prefeita.  

Teresa também lembrou do caos que era a saúde municipal.  Apenas 7 unidades básicas de saúde (UBS) estavam funcionando e precariamente. Além disso, o Hospital da Criança Santo Antônio não tinha cirurgia, alimentação e remédios. “Imagine enfrentar uma pandemia como essa na situação em 2013. Seria totalmente impossível”, ressalta Teresa.

E foi assim, para a chefe do Executivo municipal que se iniciou o trabalho de reconstrução de Boa Vista, para que se tornasse mais limpa, organizada e mais aconchegante para todos, não apenas para os boa-vistenses como também para quem vem de fora viver aqui. Ela destaca que, apesar dos problemas encontrados, não faltou força de vontade para superá-los.

“Foi assim que a gente começou a transformação de Boa Vista, lá em 2013. Mas sempre com muita vontade de vencer todos os desafios. Fomos trabalhando em cima do nosso planejamento, com uma equipe muito séria, com muito compromisso, procurando superar cada momento. E chegamos até aqui. Hoje, onde a gente tem uma Boa Vista transformada, que precisa continuar com seu trabalho. Os problemas não param e por isso é tão importante o planejamento, para não ser pego de surpresa no dia a dia”.

Outra realidade

Teresa apresentou alguns dados que mostram o salto que o município deu em termos de melhorias em sua infraestrutura. Já são mais de 500 ruas asfaltadas e mais de 155k, de drenagem. A cidade recebeu ciclovias e calçadas. Novas praças foram entregues e outras foram totalmente revitalizadas. A limpeza da cidade e a coleta de lixo se tornaram referência nacional, passando a acontecer em dias e horários programados.

Foram construídas 37 novas escolas. O número de UBSs saltou de 7 para 35. A iluminação de LED passou a fazer parte da realidade dos moradores. O município foi beneficiado também com 11 concursos públicos em diversas áreas, como Saúde, Educação e Segurança Pública. “Nunca se fez tanto concurso em Boa Vista como nos últimos anos”, destaca a prefeita.

Na área de Segurança, a Guarda Civil Municipal tornou-se uma das mais bem equipadas do país. Antes tinha apenas uma viatura e hoje conta com 40, além de motocicletas, armamento, equipamento tático, jet-skis e um prédio próprio entregue a pouco tempo. Estas e outras conquistas, para a Teresa, refletem seu compromisso com a população.

“Neste ano, saio da prefeitura com a consciência de que trabalhei todos os dias. Não foi apenas promessa de eleição ou enganação. Foi sempre falando a verdade e aproveitando cada dia”.

Novidades ainda para 2020 

Entre os projetos apresentados pela prefeita que serão entregues ainda este ano, destacam-se: Reformas de novas UBS’s e de mais dois blocos do Hospital da Criança;

Usinas de energia solar; recapeamento total dos bairros Jardim Floresta, Caimbé e Tancredo Neves; Praça no bairro Cinturão Verde; Reforma das pistas e quadras da Vila Olímpica; Ampliação das pontes dos bairros Jardim Caranã/Cidade Satélite e Cidade Satélite/Psicultura; Campo de futebol society coberto e quiosques no complexo Ayrton Senna, entre outros.

Além disso, a prefeita anunciou eventos como o Boa Vista Junina, Corrida 9 de Julho e o Natal da Paz vão acontecer neste ano. E para fechar 2020, a cidade vai receber o Parque do Rio Branco, que vai contar com mirante de 86 metros de altura, espelhos d’água, marina (área para ancorar barcos), banheiros públicos, posto de vigilância da guarda, Parque da Primeira Infância, pista de cooper, ciclovia, praia e sombreiros e muito mais.

A prefeita encerrou a live agradecendo a toda a população pelo apoio dado nesses últimos oito anos, sem o qual não seria possível chegar até aqui. “Saibam que nós moramos no melhor lugar desse país. É o nosso ‘país Boa Vista’, onde nós moramos no melhor lugar deste mundo”.  

Assista a live completa:

#BoaVistaFaz130

Aniversário de Boa Vista! #Compartilhe

Posted by Teresa Surita on Thursday, July 9, 2020